Oncologia: tomógrafos do Huse ainda estão quebrados

Aparelho de tomografia do Huse está quebrado há mais de 15 dias (Fotos: Portal Infonet)

José Santana Alves

José Francisco Chaves

É grande a peregrinação das pessoas com câncer que precisam fazer tratamento da doença nos hospitais de Sergipe pela rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), os dois aparelhos de tomografia estão quebrados há mais de 15 dias, enquanto que o de radioterapia (acelerador linear) do Hospital de Cirurgia está parado há uma semana.

"Quem precisa do serviço é quem mais sofre com a situação porque é jogado de um lado para o outro, isso quando não tem que esperar sua vez de ser atendido", disse a dona de casa do município de Itaporanga D'Ajuda, Maria de Lourdes de Santana.

Ela descobriu a pouco tempo um caroço no braço direito e ainda precisa passar por alguns exames de tomografia. Há dois anos em tratamento de um câncer no estômago, José Santana Alves, fala que deu sorte e só deu descontinuidade ao tratamento duas vezes.

"Já fiz 18 sessões de quimioterapia e agora vou iniciar a radioterapia. Serão 12 sessões de rádio e uma já vou fazer hoje. Não tenho o que falar do atendimento aqui no Huse, pois me tratam muito bem. Até almoço me dão toda vez que venho. Acho bom porque muitas vezes não tenho o que comer em casa", disse.

José Francisco Chaves é de Jeremoabo, na Bahia, e faz o tratamento de um câncer de próstata pelo SUS em Aracaju há um ano e seis meses. Ele disse que já teve o atendimento remarcado algumas vezes, mas, por agora, está dando seguimento ao tratamento sem problemas de interrupção. "Não precisei tomar a quimioterapia não, foi só rádioterapia. Hoje estou aqui para fazer mais uma sessão. Essa vai ser a 22ª sessão", afirmou.

Explicações

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os pacientes da oncologia do Huse não estão desassistidos. Mesmo com a interrupção do serviço de tomografia na unidade, os exames têm sido realizados no Hospital de Cirurgia.

De acordo com eles, a SES também garante o transporte dos pacientes por meio de ambulâncias do Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida (Sriha). A informação é que as duas máquinas de tomografia que estão paralisadas devem voltar a ser utilizadas nos próximos dias.

"Um técnico da GE está no Huse desde ontem, 1, realizando testes e avaliações para instalação de uma peça que vai garantir o correto funcionamento da mesa de um dos equipamentos. Já a peça do segundo tomógrafo, tem previsão de chegada em Aracaju na próxima semana, quando deve ser instalada", diz a Ascom da SES.

Já o aparelho de radioterapia do Hospital de Cirurgia, que está em conserto, deve voltar a atender os cerca de 55 pacientes com câncer assistidos na unidade de saúde a partir da próxima segunda-feira, 5, segundo informações da Ascom do Hospital. 

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais