Pacientes com transtornos mentais recebem tratamento

(Foto: Assessoria de Imprensa)

Inaugurado em abril deste ano, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Laurita Vieira Carvalho disponibiliza à população de Umbaúba um atendimento exclusivo aos pacientes que tenham transtornos mentais ou problemas ligados ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. Localizado na cidade sede – rua Santos, nº3 – o espaço conta com uma equipe especializada focada na resocialização do cidadão que passar por tais problemas.

À frente da equipe de profissionais está assistente social Ana Maria Dantas, que fala mais um pouco dos serviços que são prestados no local. “Contamos com médico, enfermeira, psicóloga, psicopedagoga e um grupo de oficineiras, todos engajados em oferecer um atendimento focado nessas pessoas que enfrentam transtornos mentais”, destaca a servidora.

O espaço ainda conta com recepção, dois consultórios, duas salas de oficinas temáticas, posto de enfermagem, sala de observação com três leitos, cozinha, almoxarifado, três banheiros, sala multiuso e espaço recreativo. “Tentamos aproveitar toda a infraestrutura da casa, que atende atualmente 59 pacientes, todos de Umbaúba”, afirma Ana Maria.

Oficinas ocupacionais

Um dos focos do atendimento, são as oficinas ocupacionais, que envolvem trabalhos de fisioterapia e psicopedagogia. “Primeiro fazemos uma triagem para ver quais são os mais aptos a participar dos grupos. Tentamos envolver todos, porque geralmente esses pacientes têm disfunções motoras, que permanecem depois de uma crise psíquica”, explica a fisioterapeuta, Monalisa Vilanova de Ribeiro.

A profissional afirma que esses pacientes precisam de cuidados especiais. “Pode parecer fácil para uma pessoa normal fazer as tarefas diárias, mas para um paciente que passa por esses problemas, fica difícil até escovar os dentes. Por isso mesmo, que as aulas envolvem relaxamento muscular, trabalhos com a respiração e postura, todo no sentindo de reenquadrá-lo na vida social”, destaca Monalisa.

A psicóloga Lilian de Aguiar, que também faz parte da equipe, explica que vários aspectos podem revelar que uma pessoa esteja com transtornos mentais. “É preciso que a família fique atenta a comportamentos estranhos, depressivos e isolados. A agressividade também pode ser outra forma de manifestar tais transtornos. Enfim, qualquer mudança de comportamento pode ser um indicador e, por isso, é bom fazer uma avaliação diretamente com nossa equipe”, avisa a profissional.

Lilian ainda acrescenta que a perda repentina de memória também pode ser um indicador e quando mais cedo o tratamento, será melhor tanto para o paciente, como para a família. O CAPS está funcionando de segunda a sexta, das 7h às 17h. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (79) 8876-1029. Para a iniciação do tratamento é necessário a apresentação do cartão do SUS, uma cópia xerocada da identidade, CPF, do comprovante de residência, além do número de contato do paciente.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais