Pacientes faltam a exames e prejudicam marcação

(Foto: Ascom SMS)

Por mês, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, em média, 170 mil agendamentos de exames de baixa, média e alta complexidade. Mesmo com a dificuldade de marcar alguns exames, os usuários ainda não comparecem, prejudicando outros que estão na lista de espera.

Em março de 2011, foram marcados 156.934 exames, com índice de 36,09% de faltas. No mês de novembro, o índice de faltas a exames marcados subiu para 46,77%, ou seja, 86.546 pessoas faltaram aos exames previamente marcados e não procuraram o serviço para solicitar cancelamento.

“De uma maneira geral, o índice de faltas a exames sem solicitação de cancelamento, gira em torno de quase 40%, mas a depender do mês e do exame, esse índice é bem maior. No mês de novembro, por exemplo, essa ausência chegou a 60% no exame de colonoscopia, quando a maior quantidade de faltas foi de usuários do SUS que moram no interior do Estado”, explica Glady Selma Calderon, coordenadora do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Só na Unidade de Saúde da Família Onésimo Pinto, no Jardim Centenário, nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012, foram registradas 263 ausências, ou seja, exames que foram agendados, mas que os usuários não compareceram e não procuraram a Unidade para solicitar o cancelamento.

“Só de exames laboratoriais foram mais de 70 faltas, eletrocardiograma que as pessoas reclamam muito da dificuldade de conseguir uma vaga, 8 usuários marcaram e faltaram. Não entendo porque a gente conversa com essas pessoas e nem sempre o motivo justifica. Tem usuário que diz que simplesmente esqueceu”, explica Jamile Rosa, gerente da Unidade Onésimo Pinto.

A Unidade registrou ainda 13 faltas a exames de ultrassonografia abdominal total, 21 raio X e 10 mamografia. Isso sem falar nos outros 51 procedimentos, entre exames e consultas com especialistas.

A gerente da Unidade orienta ainda que as pessoas que por algum motivo não puderem comparecer aos exames no horário e local agendados devem procurar com a maior antecedência possível a Unidade de Saúde para que outra pessoa tenha acesso ao serviço, através dessa vaga.

“Sabemos que em alguns casos, as pessoas faltam por uma justa causa, um imprevisto, mas é preciso que o usuário do SUS tenha o compromisso de solicitar o cancelamento do exame em um tempo suficiente para que a vaga seja preenchida por outro usuário. Cada vez que um exame é marcado e não cancelado, a vaga consta como ocupada e o sistema só libera depois que a data do exame passa, quando há a confirmação da ausência”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos. O secretário disse ainda que o município faz um esforço diário para conseguir manter os prestadores de serviço. “A oferta de exames é uma rotina de negociação para que a Saúde de Aracaju possa proporcionar aos usuários do SUS todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde e até outros. Conseguimos regularizar uma série de exames que estavam suspensos, mas precisamos também do compromisso de todos com a presença ou o cancelamento em caso de ausência prevista, lembrando que a Secretaria não paga os exames que não são realizados”, afirma.

Fonte: SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais