Parte das consultas na rede municipal podem ser agendadas pelo 0800

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Aracaju disponibiliza canal telefônico para agendamento de consultas na rede municipal (Foto: AAN)

A partir do canal 0800 729 3534, os aracajuanos podem acessar alguns serviços ofertados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A disponibilização desse canal de atendimento visa evitar aglomerações e idas desnecessárias às unidades básicas de saúde (UBS).

O atendimento por telefone, que não anula o presencial, teve início com o MonitorAju, que realiza triagem e monitoramento de casos suspeitos e confirmados da covid-19. O canal realiza uma espécie de triagem para que as pessoas não tenham necessidade de se dirigir a uma unidade de saúde, justamente para evitar que haja uma possível transmissão ou infecção pelo vírus.

De acordo com a coordenadora do programa de atenção primária, Kamila Fialho, o MonitorAju se desdobrou no 0800 que, além de incorporar o atendimento desse serviço, na opção 1, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, também disponibiliza outros serviços, a exemplo do apoio psicológico remoto (opção 2). Têm procurado esse serviço pessoas confirmadas ou não para a covid-19 que sofrem angústias, medos, ansiedade. Do outro lado da linha, estão disponíveis profissionais como psicólogos.

Com relação ao agendamento de consultas do pré-natal (opção 3), explica a coordenadora, as gestantes são direcionadas para as técnicas do Programa Saúde da Mulher, as quais agendam consultas nas UBS. Além do 0800, as gestantes também podem agendar suas consultas pela plataforma AjuInteligente, na qual a paciente responde um questionário com informações que serão avaliadas pela equipe médica.

“Na opção três, técnicas do Programa de Saúde da Mulher realizam o atendimento; fazem a primeira triagem da gestante; verificam quando foi a última consulta; onde é que essa gestante vem sendo acompanhada; o tempo de gestação; todo um critério de avaliação inicial para fazer o agendamento e orientação quanto à necessidade de manter o horário, usar equipamentos de proteção individual e assim por diante”, diz Kamila.

Também há o agendamento de consultas para diabéticos e hipertensos (opção 4). Os atendimentos para agendar as consultas, afirma a coordenadora, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a ligação será direcionada para técnicos do Programa Saúde do Adulto e de Doenças Crônicas não transmissíveis, os quais agendam as consultas na UBS de referência de cada usuário. “Esse serviço também continua ativo e tem uma aceitação muito boa da população”, frisa.

O agendamento de consulta odontológica eletiva (opção 5) pode ser realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 16h. Na sexta-feira, o agendamento é de 8h às 12h. A ligação será direcionada para técnicos do Programa Saúde Bucal, os quais agendam as consultas nas UBS para os usuários já cadastrados no sistema.

Já o agendamento de vacinação (opção 6) é voltado para pessoas que precisam de vacinas ou as crianças que estão com seu calendário desatualizado. A ligação será direcionada para as técnicas do Programa da Criança e da Imunização, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as quais agendam a aplicação das vacinas nas UBS.

“Vacina nunca foi agendada, é um procedimento porta aberta para a população. Porém, fizemos uma adaptação de comunicação interna para que os usuários tivessem também essa possibilidade de atendimento. Percebemos que a procura por vacina caiu com a pandemia, as pessoas deixaram de vacinar as suas crianças, idosos e isso é muito preocupante porque, além da covid-19, nós temos outras doenças graves. Por isso, fizemos essa adaptação para garantir que as pessoas terão acesso”, afirma Kamila Fialho.

Por fim, o cidadão tem disponível a opção 7, para falar com a ouvidoria da SMS sobre questões de denúncias, sugestões e reclamações.

O 0800 não exclui o atendimento na própria UBS. “Às vezes, a população pode pensar que o atendimento só é feito pelo telefone, e tem gente também que não conhece os números do canal e não têm habilidades tecnológicas, podendo achar que não pode ir à unidade fazer sua consulta. Pelo contrário, o 0800 é mais uma possibilidade de acesso, mas o usuário pode, sim, ir diretamente nas unidades e realizar o seu atendimento”, explica Kamila.

Fonte: SMS

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