Creches municipais de Aracaju entram em recesso nesta segunda

Férias: queda, afogamento e queimadura lideram acidentes de crianças (Foto: Freepik)

Tendo como objetivo aprimorar o atendimento à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoverá recesso das creches por 15 dias. No período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, as unidades de ensino que ofertam a modalidade passarão por serviços de manutenção ou reforma da estrutura física, e cursos formativos serão promovidos para os profissionais que atuam na Educação Infantil.

As equipes de manutenção realizarão inspeções e reparos nas instalações, assegurando que os ambientes estejam prontos para receber os alunos no início do ano letivo 2024 com a máxima qualidade e segurança. A expectativa é que, ao retornarem às atividades, as crianças, seus responsáveis e a equipe escolar desfrutem de um ambiente renovado e apropriado ao ensino, à aprendizagem e ao acolhimento de todos.

Gestora da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf/Semed), Núbia Lira destaca que o recesso não é apenas uma pausa nas atividades rotineiras, mas uma oportunidade para investir em melhorias significativas. De acordo com ela, isto garantirá ambientes seguros e acolhedores que favoreçam o desenvolvimento das crianças.

“Este período de recesso de 15 dias visa preparar toda a rede para o funcionamento do ano letivo 2024. A relevância desse período é a reestruturação e reorganização dos espaços de cada instituição de ensino para o atendimento qualificado: salas de aula, banheiros, depósitos, refeitório, jardins e etc. Tudo para ofertar estrutura qualificada, segura e higiênica. É também um período para a higienização de todos os brinquedos, parquinhos, materiais pedagógicos, tudo aquilo que as professoras vão utilizar no trabalho cotidiano”, detalha Núbia.

Curso formativo

Durante esse tempo de recesso, a Coeinf promoverá também, cursos de formação para os cuidadores, com o tema “Relações de qualidade na creche: nutrindo a confiança mútua e criando um ambiente que desperte na criança sentimentos de capacidade e segurança”. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 26 de janeiro, durante manhã e tarde, no auditório Antônio Vieira Neto, localizado no bairro Siqueira Campos.

A proposta do curso é fortalecer ainda mais as habilidades dos profissionais que desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças, como é o caso dos cuidadores. As temáticas ministradas abrangerão uma variedade de tópicos, como metodologias pedagógicas, abordagens inovadoras no cuidado infantil e estratégias que possam ser aplicadas no retorno às atividades regulares.

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irmãos Mirella e Marcell Moura, localizada no bairro Farolândia, Caroline Teixeira pontua que este período de recesso é muito importante para toda a comunidade escolar e tem foco em proporcionar um serviço de melhor qualidade para as famílias que têm crianças matriculadas nas creches municipais da capital.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais