PMA cria grupo de apoio a mulheres com doenças mamárias

(Foto: Silvio Rocha)

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até o fim de 2012 terão sido disgnosticados 52.680 novos casos de câncer de mama no Brasil. É por isso que, durante todo este mês, são postas em prática uma série de ações que alertam para os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce da doença. Em sintonia com o movimento Outubro Rosa, que busca mundialmente a conscientização e o combate do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem intensificado a realização de palestras sobre o tema em Aracaju. Outra importante iniciativa da Prefeitura é a criação de um grupo de apoio que dará suporte a mulheres diagnosticadas com doenças mamárias.

Nesta terça-feira, 16, foi realizado no Centro de Especialidade Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos, o primeiro encontro do grupo. Participaram mulheres que foram diagnosticadas este ano com alterações mamárias, sobretudo o câncer. Segundo a enfermeira Maria da Penha Costa, responsável pela central de controle de exames de citologia (realizados no cólon do útero) e biópsia da mama do Cemar, a criação do grupo foi motivada pela percepção de que um elevado número de exames tem indicado a presença de tumores. Ela acrescenta que o Centro tem buscado manter o contato com essas mulheres para acompanhá-las por todas as etapas que passarão.

"Depois que recebiam os exames, nós perdíamos as pacientes de vista. Agora estamos resgatando elas para o nosso serviço, e realizando uma busca ativa, porque é indispensável que haja a conclusão do processo. É preciso acompanhar o avanço do tratamento, que é realizado no Hospital Cirurgia ou no Huse, e saber qual foi o final da situação", explica Maria da Penha. "Temos buscado também as mulheres que apresentaram problemas mais simples e por isso muitas vezes não se trataram. Para estimular a busca pelo acompanhamento médico, e evitar a evolução do problema, nós agendamos o retorno delas com dia e hora marcada", pontua a enfermeira.

Terapia de grupo

"Hoje foi lançada a semente", resume Kátia Solange Andrade Valença, referência técnica do Programa Saúde da Mulher, sobre a realização da primeira reunião do grupo. "Este primeiro encontro foi um momento de introdução e aproximação. Cada uma das mulheres pôde se apresentar e contar um pouco da sua experiência", relata a enfermeira responsável pela palestra inicial. "Além de compartilharem relatos e experiências de vida, elas terão no grupo o acesso a informações e a oportunidades de tirar dúvidas a respeito de questões como efeitos colaterais do tratamento, procedimentos cirúrgicos e pós-operatório, por exemplo", revela Kátia Solange.

"Apesar de as questões da mama já serem bem conhecidas, essas palestras permanecem importantes porque sempre trazem informações novas para muitas de nós. Gostei muito de participar do encontro também porque conheci histórias de pessoas que tiveram e superaram problemas semelhantes ao meu", afirma a dona de casa Ivanete Barreto. Segundo a enfermeira Maria da Penha, a programação dos encontros será construída para incluir também ações como momentos de descontração e lazer, mensagens para a melhora do ânimo e da auto estima, além de conversas e palestras com mastologistas e nutricionistas, entre outras.

Prevenção

A realização frequente de exames, como o do toque e a mamografia, é necessária para identificação do câncer de mama. O auto-exame, que pode ser facilmente realizado, ainda é uma das formas mais eficazes no combate à doença. É por isso que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da orientação, tem buscado a redução do número de mulheres acometidas pela enfermidade. Com o Outubro Rosa, as atividades de promoção da saúde e prevenção da doença foram reforçadas. Em Unidades de Saúde da Família (USFs) são realizados exames clínicos, tanto da mama, como do cólon do útero, e também têm sido promovidas atividades educativas, como palestras, seminários e oficinas sobre o tema.

O programa Saúde da Mulher tem um mapeamento de todas as Unidades de Saúde da Família no que diz respeito ao acompanhamento das usuárias do SUS em Aracaju. Qualquer mulher ao se dirigir a uma unidade de saúde é acolhida e cadastrada no programa. Na USF ela realiza o exame do toque, aprende a se auto-examinar, e caso a doença seja detectada o Cemar entra em contato com a usuária e oferece a assistência inicial através de sua equipe de mastologistas.

Ainda serão realizadas este mês:

Dia 18.10 (quinta-feira)

07h30 – USF Eunice Barbosa durante a III Feira de Saúde e Arte vai realizar palestra sobre prevenção do câncer de mama. Participação do Programa Saúde da Mulher
Local: USF Eunice Barbosa, Rua Beira Rio, nº 92. Bairro Coqueiral
Contato: Cláudia Itatiaia 8877-1907 e ou Edivânia Silveira 8814-4050

Dia 23.10.2012 (terça-feira)

14h – USF Walter Cardoso vai realizar palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama, para mulheres da comunidade. Atividade alusiva ao Outubro Rosa.
Local: USF Walter Cardoso, Rua "B", nº 372, bairro Veneza
Contato: gerente Rosania Michele 8818-5352

Dia 24.10.2012 (quarta-feira)

08h – USF Geraldo Magela realiza palestra sobre Prevenção do Câncer de Mama, para mulheres da comunidade. A unidade também vai intensificar o exame de Lâmina. As atividades são alusiva ao Outubro Rosa.
Local: USF Geraldo Magela, rua Central IV, s/n, conjunto Orlando Dantas
Contato: Ana Virgínia 8814-4019

10h – USF José Machado de Souza realiza palestra no GBarbosa, sobre Prevenção do Câncer de Mama, para mulheres da empresa. A atividade é alusiva ao Outubro Rosa.
Local: GBarbosa da Avenida Major Aureliano
Contato: Kátia Nascimento 8811-8027

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais