PMA intensifica ações para reduzir mortalidade infantil em Aracaju

O projeto garante atenção especial a gestantes em Aracaju. (Foto: PMA)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolve o projeto ConVIDA gestante, que garante um melhor acompanhamento da mãe e do bebê. E neste sábado, 9, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Celso Augusto Daniel, no Santa Maria e a UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont realizaram mais um encontro.

A ação é um trabalho de intensificação dos serviços já prestados rotineiramente nas UBS. No ConVIDA, as usuárias têm acesso aos serviços de vacinação para gestantes e crianças menores de 2 anos, consulta de pré-natal, consulta odontológica, exames de lâmina, testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, testes de gravidez.

A secretária municipal da Saúde Waneska Barboza, explica que a mortalidade materna e infantil foram os indicadores que alertaram para a necessidade da estratégia. “Infelizmente ainda temos um indicador de mortalidade materno infantil muito alto. Já houve uma redução, visto que no início da gestão o indicador era de 17 por mil, e hoje nós estamos com 15 por mil, mas ainda é muito alto, comparando a realidade de outras regiões, onde se tem em alguns estados 9 por mil. Então, por conta da necessidade de melhorarmos nosso indicador, que significa proteção para nossa comunidade, nós estamos há alguns meses fazendo um trabalho de busca por essas mulheres”.

Ainda de acordo com a secretária da Saúde, o objetivo do projeto é facilitar o acesso da gestante aos serviços da rede, de forma a garantir o que preconiza o Ministério da Saúde, com relação ao número de consultas, o acompanhamento inicial do bebê até os dois anos, bem como uma forma de auxiliar na integração do parceiro no período gestacional.

“Estamos intensificando as ações nos bairros de maior fragilidade, para que a gente consiga reduzir o indicador, e estamos muito confiantes de que no próximo ano teremos uma redução significativa”, prospectou Waneska Barboza.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais