PMA pode abrir Hospital de Campanha, mas prioriza abertura de leitos

O primeiro hospital de Campanha começou a funcionar em Aracaju no dia 21 de maio do ano passado e seguiu com suas atividades até meados de setembro, quando foi desativado (Foto: Secom/PMA)

Com o aumento do número de casos e óbitos do novo coronavírus (Covid-19) em Aracaju, a Prefeitura Municipal não descarta abrir um novo Hospital de Campanha, assim como foi feito no início da pandemia, no ano passado. Mas segundo o secretário adjunto de Comunicação, Elton Coelho, a prioridade da gestão do município neste momento é a ampliação de leitos.

“A volta do Hospital de Campanha não é algo descartado. Ela pode vir a acontecer. Mas nesse momento estamos concentrados no aumento de leitos”, diz Elton. De acordo o secretário adjunto, até o final de março Aracaju deve contar com 93 leitos de retaguarda.

“Iremos abrir novos leitos no Nestor Piva, Fernando Franco, Hospital São José, e ainda estamos em tratativas para fechar uma parceria com o HU da UFS para também abri novos leitos por lá”, salienta. Segundo ele, a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, vem tratando dessa parceria com o HU com bastante otimismo. “Queremos primeiro nos fortalecer com esses leitos. Mas caso eles não sejam suficientes, poderemos abrir, sim, um outro Hospital de Campanha”, destaca Coelho.

1º Hcamp

O primeiro hospital de Campanha começou a funcionar em Aracaju no dia 21 de maio do ano passado e seguiu com suas atividades até meados de setembro, quando foi desativado. À época a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que ao longo desse intervalo de funcionamento o HCamp atendeu 461 pacientes e, desse total, 343 conseguiram se recuperar, o que representou mais de 70% dos pacientes atendidos.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais