PMA vacina mais de 100 pessoas privadas de liberdade no HCTP

A estimativa é de que o município administre a primeira dose em 930 pessoas deste grupo (Foto: SSP/SE)

No primeiro dia de vacinação contra covid-19 de pessoas privadas de liberdade, a Prefeitura de Aracaju imunizou mais de 100 pessoas no Hospital de Custódia. Nesta quinta-feira, 27, a imunização continua para este público, desta vez no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf).

A estimativa é de que o município administre a primeira dose em 930 pessoas deste grupo priorizado pelo Ministério da Saúde, sendo 681 pessoas privadas de liberdade e 249 trabalhadores do sistema carcerário.

Plano de Imunização
A população carcerária está no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, apresentado pelo Ministério da Saúde e seguido pelo município de Aracaju.

Por conta do envio fracionado de imunizantes, o cronograma vacinal da capital é realizado de forma escalonada. No momento, são vacinados idosos, pessoas com comorbidades acima de 18 anos, pessoas com deficiência permanente grave de 57 e 58 anos, trabalhadores da Educação, trabalhadores do transporte público, profissionais de saúde, de segurança e de salvamento.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica a necessidade de se imunizar detentos diante do risco de contaminação. “A covid-19 é uma doença altamente transmissível e como o ambiente de reclusão é mais fechado, a probabilidade de transmissão e de contaminação aumenta. Este público foi selecionado pelo Ministério da Saúde, que enviou doses específicas para pessoas privadas de liberdade e agentes do sistema penitenciário”.

O secretário da Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, afirma que a ação da Prefeitura garante a preservação da saúde e da integridade física, não apenas dos detentos, mas de todos os servidores que trabalham no sistema prisional e da população como um todo.

“Toda população acaba sendo impactada em razão do contato que existe dos familiares com os presos durante os dias de visitas. Essa vacinação possibilitará uma maior segurança para a população carcerária, para os servidores estaduais que atuam nessas unidades e para todos os familiares de ambos os lados”, pondera.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais