Pontos de vacinação nos shoppings voltam a funcionar aos sábados

Funcionamento já começa a partir deste sábado, 23. (Foto: Ascom/SMS)

Os pontos de imunização localizados nos shoppings RioMar, Jardins e Aracaju Parque Shopping voltam a funcionar somente aos sábados, a partir de hoje.

Nestes locais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferta vacinas para pessoas a partir dos cinco anos, exceto o imunizante da Pfizer Baby, que continua sendo aplicado apenas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nas ações nas escolas. O horário de funcionamento nos três shoppings é de 13h às 18h.

O serviço vinha sendo ofertado também durante a semana, no entanto, de acordo com a coordenadora de Imunização e da Rede de Frios da SMS, Larissa Ribeiro, a baixa procura nos dias de segunda a sexta-feira fez com a Secretaria reorganizasse o fluxo de funcionamento nesses locais.

“Os pontos tiveram alteração do funcionamento, apesar disso, os índices continuam sob avaliação e a população deve continuar se vacinando e atualizando o cartão de vacina”, reforça Larissa Ribeiro.

Vacinas ofertadas e documentos

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável) e cartão de vacina.

Estarão disponíveis os imunizantes do calendário de vacina de rotina, contra a influenza, covid-19, febre amarela, hepatite B, penta, HPV, dupla adulto, DTP, tríplice viral, meningocócica ACWY (conjugada) e covid-19, incluindo o reforço bivalente.

“As vacinas possuem um papel fundamental na prevenção de diversas doenças que, inclusive, já foram erradicadas, e a ampliação da cobertura contribui para que elas não voltem. Por isso, reforçamos a todos que busquem mais essa proteção à saúde. Os imunizantes estão disponíveis em nosso calendário, durante o ano inteiro. A população deve continuar se vacinando e nunca esquecer que vacinas salvam vidas”, destaca a coordenadora.

Outros pontos de vacinação

As 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Entre estas, 20 unidades estão com o horário estendido, das 8h até 18h, sendo elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Niceu Dantas, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto, Fernando Sampaio, Humberto Mourão e Geraldo Magela.

As escolas também estão vacinando, mediante cronograma, autorização dos pais, cartão de vacinação e documento de identificação, com cronograma e horário divulgados semanalmente.

por João Paulo Schneider

Com informações da SMS-Aracaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais