População do bairro América recebe o Mutirão do Diabetes

População faz exame de glicemia (Fotos: Portal Infonet)

A comunidade do bairro América recebeu na manhã deste sábado, dia 7, o Mutirão de Combate ao Diabetes. A ação ocorreu na sala paroquial da Igreja dos Capuchinhos, das 8h às 10h em parceria com a Aspad e contou com o apoio da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). O próximo mutirão ocorrerá no bairro Inácio Barbosa.

Os bairros Santos Dumont, Augusto Franco, Siqueira Campos e os Mercados Centrais também já receberam o mutirão. A iniciativa acontece a cada três meses e a população tem a oportunidade de realizar gratuitamente a medida da glicemia, da circunferência abdominal e ainda receber orientações com relação a hábitos de vida saudável.

De acordo com o vereador e Dr. Emerson Ferreira (PT), o mutirão serve para orientar a população para a importância de prevenir a doença. “Se os exames derem alterados, passam em consulta com o doutor Sotero, se for muito alterado passa em consulta com o doutor Raimundo Emanuel que é oftalmologista para fazer exame de fundo de olho e em seguida conversa com o professor Ailton Fernando da UFS que é professor de educação física que vai orientar sobre a importância da atividade física com regularidade para manter hábitos saudáveis de vida", diz o médico.

Dr Emerson Ferreira também participa do mutirão

Ainda segundo o Dr Emerson Ferreira, se a pessoa diabética tomar todos os cuidados necessários será possível conviver com a doença. “É muito possível. nós temos uma doença que a medida que a pessoa vai cuidando mal vai comprometendo outros órgãos, os vasos, os rins, o coração e os olhos. É importante fazer a prevenção. A pessoa precisa saber da importância de prevenir e orientar as crianças de uma ingestão muito rica em açúcar, depois lembrar de fazer seus exames de rotina e quando tiver tomar os remédios e fazer a orientação da alimentação e da atividade física pra que esses índices não continuem subindo”, diz Emerson.

Quem acordou cedo e não perdeu tempo foi a dona de casa Maria do Carmo Jesus Bezerra que aproveitou para cuidar da saúde. Ela recebeu as orientações devidas e afirma que vai seguir a risca. “Tenho 56 anos e toda a minha família tem diabete. O medico passou remédios pra eu tomar e me orientou a fazer caminhadas. A partir de agora vou começar a fazer uma atividade física e seguir as recomendações para viver melhor”, garante a dona de casa.

Cuidados

Maria do Carmo Jesus foi realizar o exame de glicemia

Para manter o nível de glicose no sangue dentro dos limites normais é necessário se alimentar adequadamente, praticar atividades físicas, controlar o estresse, parar de fumar, além de realizar exames (glicemia) periodicamente.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais