Posto é desativado e causa transtorno ao usuário do SUS

USF Elisabeth Pita está sendo demolida para reconstrução (Fotos: Portal Infonet)

Prédio detonado e a expectativa de obter serviços de saúde mais qualificados. Aspectos levados em consideração pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Saúde da Família (USF) Elisabeth Pita, localizada no Conjunto Governador Valadares I, bairro Santa Maria. Com o prédio demolido, os moradores da localidade passaram a ser atendidos na USF Dr. Osvaldo Leite, situada na Avenida Azul, no mesmo bairro.

Para a moradora Fabiana Lopes, a locomoção tem gerado transtornos, em virtude da distância e da superlotação da unidade em funcionamento, que agora atende pacientes próprios e os da unidade desativada.

“Tenho que sair de madrugada, por volta das 4h da manhã, se quiser encontrar uma ficha de atendimento na USF Dr. Osvaldo Leite, sem falar que a distância que agora eu e minha família precisamos percorrer em busca de atendimento nos causa receio em função do perigo na localidade. Ainda me proponho a orientar quem chega na USF Elisabeth Pita, já que nenhum anúncio foi feito sobre a mudança de endereço”, relatou a cidadã.

PMA ainda não divulgou prazo para entrega da reconstrução 

Fabiana ressalta também que profissionais da Prefeitura de Aracaju retiraram forros PVC, madeiras e aparelhos. “Os agentes de saúde, por sua vez, se responsabilizaram pela remoção de birôs, camas e insumos que foram levados para a USF Dr. Osvaldo Leite. Materiais, como janelas, pias e grades foram levados por moradores da própria comunidade”, detalhou. Outra moradora, que não quis se identificar, ressaltou que o anúncio sobre a desativação da USF ocorreu na própria unidade e logo em seguida profissionais surgiram para retirar materiais.

Outra desativação

Problemas relacionados ao funcionamento da USF Elisabeth Pita foram denunciados por moradores do bairro Santa Maria, em 2014, quando havia sido realizada a transferência dos pacientes da USF Dr. Osvaldo Leite para a unidade. A transferência também se deu em função da demolição da USF Dr. Osvaldo Leite.

Pacientes da USF Elisabeth Pita estão sendo atendidos na USF Dr. Osvaldo Leite

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as obras na USF Dr. Osvaldo Leite foram entregues no último dia 15. Já as obras na USF Elisabeth Pita serão iniciadas em 2016, cujo prazo para conclusão da obra ainda não foi divulgado. Segundo a Assessoria, o novo prédio foi demolido em função do período de uso e será reconstruído com base num projeto mais amplo, com vistas a oferta de melhor atendimento à população.

Serviços

A SMS ainda esclarece que as equipes de saúde das duas unidades estão atendendo normalmente na USF Dr. Osvaldo Leite seus respectivos pacientes. Destaca também que das 43 unidades de saúde gerenciadas pela SMS, dez funcionam sob sistema de horário estendido, das 17h às 20h. As demais funcionam até às 17h. Como a USF Dr. Osvaldo Leite e a USF Elisabeth Pita não funcionam com horário estendido, os usuários do SUS no bairro Santa Maria poderão recorrer a USF Celso Daniel, localizada no Conjunto Padre Pedro, também no Santa Maria.

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais