Posto fecha e idosa com AVC fica sem atendimento

Portões cerrados e o aviso: força maior fez prefeitura suspender atendimento (Fotos enviadas pela família da paciente)

A falta de atendimento nos postos de saúde em Aracaju está gerando revolta. A idosa Áurea Assunção da Silva, 82, que sofreu dois AVC (Acidente Vascular Cerebral), passou constrangimento no Posto de Saúde da Atalaia e ficou sem atendimento. Ela recebeu alta médica do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e foi encaminhada para acompanhamento médico no Posto de Saúde, um procedimento natural previsto no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a família, o atendimento ocorreria nesta terça-feira, 1º, sem a necessidade de agendamento prévio já que a paciente teria sido encaminhada diretamente pelo Huse. Mas a família enfrentou grandes constrangimentos, conforme revela a jornalista Ana Assunção, filha da paciente. No primeiro momento, em contato feito na segunda-feira, 31, a equipe do Posto de Saúde garantiu que a idosa seria atendida na terça, sem a necessidade de marcar a consulta.

Na manhã desta terça-feira, 1º, a filha da paciente foi à unidade e encontrou novas dificuldades. Os funcionários do posto de saúde informaram que não teriam condições de atendê-la por falta de agendamento prévio. Houve reclamação e, depois de muita tensão, a gestora do posto intercedeu e conseguiu fazer o agendamento, ligando diretamente para o médico que a atenderia.

Dona Áurea Assunção: sem atendimento

No horário marcado, a jornalista Ana Assunção retornou com a mãe na certeza que o atendimento ocorreria. Mas, de forma surpreendente, encontrou o posto completamente fechado. “Um descaso”, resumiu a jornalista.

Sobre a assistência

Na tarde desta terça-feira, 1º, o médico Rodrigo entrou em contato com a redação do Portal Infonet para esclarecer que não atende no período da manhã e que foi contatado pela gerente da unidade na manhã de hoje para que a paciente fosse encaixada junto a outras pacientes já agendadas para o médico.

O Dr. Rodrigo esclarece que foi acertado que a paciente seria atendida na tarde de hoje, mas por volta das 11h o médico recebeu uma mensagem via WhatsApp da gerência do posto onde suspendia todos os serviços da unidade em decorrência da falta de limpeza e dos terceirizados que atuam no setor de marcação.

O médico reforçou ainda que de acordo com a gerência é possível que o atendimento volte a normalidade na manhã da sexta-feira, 4, mas não há garantias. “Às sete horas da manhã da segunda-feira [7] estarei na unidade e poderei atender a paciente, até porque é uma paciente que sofreu AVC e precisa de outros cuidados”, observou o médico.

PMA

O Portal Infonet tentou ouvir a prefeitura. A Secretaria de Comunicação informou que ainda nesta terça-feira, 1º, daria uma resposta. Mas até o momento não se manifestou. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

* A matéria foi alterada às 17h22 para acréscimo da fala do médico que entrou em contato com a redação de jornalismo

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais