Postos de saúde promovem vacinação do sarampo em jovens neste sábado

0
Hemanoel Nascimento mostra com orgulho o cartão de vacinação (Foto: Portal Infonet)

Este sábado, 30, está sendo realizada a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Para esta etapa, estão sendo vacinados os jovens de 20 a 29 anos de idade. Todos os postos de saúde da capital estarão abertos até as 13h.

“Os jovens estão vindo se vacinar. Hoje é o último dia, mas a vacina da tríplice viral continuará sendo dada nos postos depois da campanha”, conta a enfermeira do posto Sinhazinha, Heyne Rejane Costa.

Além da vacina contra o sarampo, as equipes de Saúde estarão atualizando todas as outras vacinas de rotina, por isso a importância de levar a carteira de vacinação, documento de identificação e comprovante de residência.

O jovem Hemanoel Nascimento aproveitou o sábado, 30, para regularizar o cartão de vacinação no posto Sinhazinha. “Já sou vacinado contra o sarampo e hoje tomei a de tétano e hepatite. Acho importante está se vacinando para se prevenir contra as doenças”, diz.

A doença

O sarampo é caracterizado por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios; é uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas e, em casos graves, ser fatal. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias.

por Aisla Vasconcelos

 

Comentários