Preço do álcool em gel sobe cinco vezes mais que em 2019

Álcool gel é um dos produtos mais procurados no mercado (Foto: Freepik)

Nesse período de pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em função da proliferação do coronavírus, o preço dos produtos farmacêuticos mais procurados como meios preventivos aumentaram assustadoramente. Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) revela que o preço do álcool em gel 70% (unidade de 500ml) continua em altos patamares, como é perceptível desde o início do surto.

Para a primeira quinzena de abril de 2020, comparada ao mesmo período de 2019, o preço médio ainda chega a ser, em alguns dias, cerca de cinco vezes o preço médio de 2019, conforme os dados revelados pela Sefaz. Dos produtos de uso comum visando proteções sanitárias de combate ao coronavírus, o álcool gel é o produto com maior aumento do preço médio.

A quantidade comprada de álcool em gel 70% (unidade de 500ml) ainda segue em alta, sendo, para o período de referência, quase 10 vezes a quantidade comprada no mesmo período do ano passado. “É conveniente lembrar que o álcool em gel é consumido em diversos percentuais de concentração e em recipientes de tamanhos diversos. Essa análise foca somente no produto com concentração de 70% e vendidos em embalagens de 500ml”, destaca o relatório da Sefaz.

Máscaras

A quantidade de máscaras cirúrgicas consumidas nesse período de pandemia também continua em alta. Entretanto, as máscaras analisadas se referem somente às que estão com a especificação ‘Máscaras Cirúrgicas 50 unidades, exata nas notas fiscais’. A Sefaz destaca que a quantidade vendida é ainda maior em muitas outras especificações e em outros estabelecimentos comerciais.

“De qualquer forma, é possível perceber que o consumo de máscaras cirúrgicas aumentou cerca de 9 (nove) vezes em relação à primeira quinzena de abril de 2019”, destaca o relatório.

Hidroxicloroquina

De acordo com a Sefaz, o Reuquinol, que é o principal nome comercial do Sulfato de Hidroxicloroquina, teve explosão de consumo no mês de março, mas foi controlada e segue padrões mais brandos no mês de abril. “Comparando a primeira quinzena do mês de abril de 2020, o consumo não chegou nem a dobrar em comparação com o mesmo período de 2019”, destaca o relatório.

O preço médio do Reuquinol também segue estável, mostrando que a demanda tem suprido suficientemente da oferta Informa-se que o referido medicamento também é vendido, usualmente, no seu formato genérico, o qual não foi computado nessa análise, conforme destaca o relatório.

 

Com informações da Sefaz

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais