Prefeitos sergipanos ficam de fora do “Mais Médicos”

Tonho de Dorinha (Foto: Marcos Rodrigues/Arquivo Portal Infonet)

Alguns prefeitos sergipanos ficaram na bronca com o Ministério da Saúde por não terem conseguido fazer a inscrição até à meia-noite desta quinta-feira, 25, no Programa Mais Médicos, lançado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 8 de julho. O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) e ex-prefeito de Poço Verde, Antônio Dória, lamentou.

“Recebi a informação de que vários prefeitos não conseguiram cadastrar os municípios até ontem no Programa Mais Médicos. Segundo os gestores de Poço Verde, Tobias Barreto e Simão Dias, quando entraram em contato com o Ministério da Saúde por telefone, a informação que receberam foi de que os municípios não estavam cadastrados”, afirma Tonho de Dorinha, como é conhecido o presidente da Amurces.

Na página da Internet do Ministério da Saúde, as incrições continuam abertas

Ele disse ainda que os prefeitos não obtiveram uma explicação por parte do Ministério da Saúde. “Já ligamos no Ministério da Saúde e não conseguimos saber o que aconteceu, se foi algum problema no sistema de cadastro ou congestionamento. Assim fica difícil”, destaca.

A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a Agência Saúde [Ministério da Saúde] pelo telefone (61) 3315-3580 na manhã desta sexta-feira, 26 e a informação da pessoa que se identificou apenas como Cláudia é de que:
“O cadastro já encerrou ontem, não tem mais como fazer e não sabemos o que pode ter acontecido. Ligue para os números diretos do Programa Mais Médicos que lá tem muitos jornalistas que podem informar”. O Portal Infonet ligou para os números fornecidos: (61)- 3315-3293/ 3315-2351. A reportagem conversou com um rapaz identificado como Leonardo. “Eu não tenho autorização para falar, só a assessoria de imprensa”, disse.

Apesar de as inscrições terem sido encerradas, na página da Internet do Ministério da Saúde, há um aviso convidando os municípios a se inscreverem.

O Portal Infonet continua a disposição para quaisquer esclarecimentos pelo telefone (79) 2106-8000 ou pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br

Municípios cadastrados

De acordo com informações da Agência Saúde, até a última quarta-feira, 24, o Programa cujo objetivo é levar mais médicos à regiões carentes do país, "registrou 2.552 municípios inscritos, o equivalente a 45,7% das cidades brasileiras.
Em Sergipe, 31 municípios foram cadastrados até o último dia 24 [Areia Branca, Brejo Grande, Canindé do São Francisco, Capela, Cedro de São João, Cristinápolis, Frei Paulo, Gararu, Ilha das Flores, Itabi, Japoatã, Lagarto, Macambira, Neopolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Poço Redondo, Propriá, Santa Luzia do Itanhy, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Domingos, São Cristóvão, São Francisco, São Miguel do Aleixo, Simão Dias, Tobias Barreto e Umbauba], o equivalente a 365 das cidades, sendo que a maioria é das regiões de maior vulnerabilidade social"

A Agência Saúde divulgou ainda que “no próximo dia 1º de agosto será divulgada a relação de profissionais com registro profissional no Brasil que terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até 3 de agosto.
Dois dias depois, as escolhas serão validadas no Diário Oficial da União. As vagas remanescentes serão divulgadas em 6 de agosto. O processo de escolha nesta segunda etapa vai até 8 do mesmo mês e os resultados serão publicados em 13 de agosto”.

Por Aldaci de Souza com informações da Agência Saúde

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais