Prefeitura finaliza desmontagem da estrutura do Hospital de Campanha

0
HCamp foi desmontado pela PMA (Foto: Marcelle Cristinne)

Após quatro meses de funcionamento, o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, em Aracaju, foi totalmente desmontado. Nesta semana, a Prefeitura de Aracaju concluiu a desmontagem da estrutura principal da unidade, incluindo a de circuitos e a retirada dos equipamentos.

Na desmobilização, também foram realizadas as desinstalações hidráulicas de água fria; remoção de instalações de esgoto, retirada da rede de gases (oxigênio, ar comprimido e vácuo); dos tubos e conexões de cobre; remoção de dispensadores em geral (sabonete, papel toalha e álcool gel); retirada dos refletores e os cabos de alimentação da iluminação; dos quadros de distribuição; das caixas d´água e da sinalização de incêndio de outros setores. Os reservatórios de esgoto serão retirados juntamente com a recuperação do gramado, que será realizada pela Emsurb.
Inaugurado no dia 16 de maio, o HCamp atendeu 461 pacientes. Ao longo dos quatro meses de funcionamento, a unidade de urgência provisória obteve uma taxa de 74% de resolutividade, recuperando 343 pessoas infectadas pela covid-19. O hospital ainda realizou 90 transferências de pacientes que necessitaram de um leito de UTI (20% dos atendimentos na unidade) e registrou 28 óbitos (6%).
Atendimento Covid-19
Mesmo com o fechamento do HCamp, a Prefeitura mantém parte da estrutura de saúde para a continuidade do enfrentamento à pandemia. As alas específicas para pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19 continuam em funcionamento nos dois hospitais municipais, Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte).

 

Além dos hospitais municipais, os aracajuanos ainda contam com atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais em quatro Unidades Básicas de Saúde: UBS Geraldo Magela [Orlando Dantas]; UBS José Machado [Santos Dumont]; UBS Ministro Costa Cavalcante [Inácio Barbosa] e UBS Onésimo Pinto [Jardim Centenário].

Com informações da AAN

Comentários