Prefeitura oferta prevenção e testagens de HIV durante o ano todo

Pacientes com infecção confirmada recebem o tratamento e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar no Serviço de Atenção Especializada (SAE) (Foto: Arquivo/ Portal Infonet).

A Aids é uma doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, sendo capaz de alterar o DNA das células mais atingidas. Ou seja, o corpo do indivíduo portador fica vulnerável à doenças, que faz necessário o acompanhamento médico e tratamento para uma vida longa e de qualidade.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta testagens e ações de prevenção durante todo ano, não apenas para identificação e tratamento precoce de HIV, como outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Os procedimentos podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Cemar Siqueira Campos.

Pacientes com infecção confirmada recebem o tratamento e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar no Serviço de Atenção Especializada (SAE). “A Saúde de Aracaju disponibiliza no Cemar uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, infectologistas, nutricionistas, psicólogos, farmacêutico, que acompanham esse paciente durante o tratamento”, afirma a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase, Débora Oliveira.

Prevenção

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método de prevenção que consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais via oral em pessoas não infectadas, mas que são suscetíveis à infecção pelo HIV. A prescrição da PrEP é feita por profissional após avaliação de critérios de uso para a profilaxia.

Medicamentos

Os medicamentos da PrEP estão disponíveis nas UBSs Geraldo Magela (Orlando Dantas), Dona Sinhazinha (Grageru), Augusto César Leite (Aeroporto), Dr. José Calumby (Jardim Centenário), Anália Pina (Almirante Tamandaré), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Francisco Fonseca (18 do Forte) e Roberto Paixão (17 de março), para os pacientes atendidos na rede do município. Pacientes de outros estados, da rede particular ou que são atendidos no CTA, podem retiram o medicamento no Cemar Siqueira Campos.

por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais