Prefeitura realiza combate ao Aedes no bairro Olaria neste sábado, 19

0
(Foto: ASCOM/SMS)

De acordo com a programação semanal das ações de combate ao Aedes aegypti, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), neste sábado, 19, acontece mais um mutirão, desta vez no bairro Olaria. O trabalho é sempre realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

“Nosso ponto de partida para o mutirão de sábado será a UBS Walter Cardoso, e toda comunidade daquela região está convidada a receber os agentes em suas residências, para que juntos possamos realizar esse trabalho. O bairro Olaria é uma região delicada, que tem apresentado alguns casos notificados de chikungunya e dengue, e por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde realizará esse mutirão, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a Emsurb”, explica o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana.

O levantamento do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti desse ano, já registrou 2.620 casos notificados de arboviroses na capital, sendo 1.259 casos de dengue, 1.326 chikungunya, e 35 de zika. Além dos mutirões (que são realizados três sábados por mês) e das visitas domiciliares, durante a semana, os bairros com maiores índices de infestação também recebem a aplicação de UBV (Fumacê costal).

Cronograma da semana

A ação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, período do dia em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.
Na segunda-feira, 21, os agentes estarão aplicando o fumacê costal no bairro Jardim Centenário. Já nos dias 22 e 23, terça e quarta-feira, será a vez dos bairros Salgado Filho e José Conrado de Araújo, respectivamente. E na quinta-feira, 24, as equipes atuarão no bairro América.
“O fumacê vem acontecendo normalmente, durante a semana, de segunda a quinta-feira, em bairros de Aracaju que tem apresentado casos notificados de dengue, chikungunya e zika. É importante que, sempre que a população que está em casa, no momento em que perceber a passagem dos agentes com a máquina do fumacê, que abram portas e janelas para uma ação mais efetiva do UBV Costal no combate ao Aedes aegypti. Lembrando ainda, que o mais importante é que cada um faça sua parte, não deixando água parada e limpa, para que o mosquito não chegue a nascer”, orientou Jeferson Santana.
E no sábado da semana que vem, 29, também já está definido que o Dom Luciano será o bairro onde acontecerá um novo mutirão.

 

Fonte: Ascom SMS

Comentários