Prefeitura segue realizando vacinação na comunidade escolar

Nesta quinta-feira, 7, a equipe retornará no Juscelino Kubitschek para concluir a vacinação e outra equipe estará na Emef Prof. Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria. (Foto: SMS)

Para ampliar a cobertura vacinal e incentivar a atualização dos cartões de vacina, uma das estratégias da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é o serviço de vacinação nas escolas. Nesta quarta-feira, 6, a equipe da Imunização realizou ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitscheck, no bairro Coroa do Meio.

As vacinas ofertadas são as de rotina, a exemplo de HPV, antitetânica e meningite, mas também as de campanha, como covid-19. De acordo com a enfermeira da SMS, Dayane Rodrigues, a vacinação nas escolas se soma às demais mobilizações da gestão municipal para disponibilizar pontos acessíveis para que a população possa se vacinar.

“As escolas que recebem a ação de imunização se organizam previamente, com a indicação para que os pais ou responsáveis sejam avisados e repassam as autorizações para que eles permitam que os alunos sejam vacinados. É feito um chamamento a toda a comunidade escolar, numa mobilização de fomento à vacinação. Para a imunização desse público, pais ou responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, cartão de vacina e documento da criança. Já funcionários, pais e professores devem apresentar documento de identificação e cartão de vacina”, destaca Dayane.

Os profissionais da Imunização, no dia da ação, consultam no sistema quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e também dos profissionais da comunidade escolar.

Nesta quinta-feira, 7, a equipe retornará no Juscelino Kubitschek para concluir a vacinação e outra equipe estará na Emef Prof. Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria.

Comunidade escolar
Segundo o coordenador pedagógico Emef da Juscelino Kubitschek, Lucas Souza, receber a equipe de imunização na escola é uma realização e uma parceria de efetividade em prol dos alunos.

“Esta ação facilita a atualização da caderneta para os nossos alunos e funcionários, melhorando a qualidade de vida da nossa comunidade”, enfatiza Lucas.

Cozinheira da escola, Rafaela Santos considerou muito importante a vacinação. “Muito bom atualizar meu cartão, sem precisar faltar e dentro do meu ambiente de trabalho. Cheguei com vontade de atualizar meu cartão de vacina, e mesmo com um pouco de medo estou fazendo minha parte para evitar ter algum problema ao longo da vida”, comenta.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais