Prisão de ventre: medidas naturais podem aliviar

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Segundo médicos, pelo menos um em cada cinco brasileiros tem prisão de ventre. Ir ao banheiro regularmente faz parte da boa saúde, e quem não consegue fica sujeito a uma quantidade maior de doenças por causa da grande quantidade de toxinas que deixam de ser eliminadas.  A estudante Nara Regina Machado conta como é ter prisão de ventre.

"A gente sente desconforto, às vezes sente a barriga inchada, acumula gazes, dor mesmo sabe. Eu sinto cólica intestinal, mas isso é bem de vez em quando. E quando eu me alimento melhor de fato eu vou ao banheiro com mais frequência, mas ainda assim não essa frequência de todo o dia que é o normal".

O chefe do setor de Gastroentelorogia e Endoscopia Digestiva do Hospital Federal da Lagoa do Ministério da Saúde, Luiz Arthur Juruena recomenda medidas naturais para acabar com a prisão de ventre.

"Uma das coisas é logo de manhã a gente tomar um copo de d'água em jejum. Por volta de oito copos por dia. Então a parte de alimentação a gente vê que pessoas, que o desjejum é importante você colocar frutas no caso o mamão, o mamão papaia ou outro tipo de mamão, a laranja com bagaço e fibras. As fibras são solúvel ou insolúvel tipo farelo de trigo, farinha de linhaça também ajuda muito e outra é o iogurte".

O médico Luiz Arthur Juruena  lembra que a alimentação inadequada piora a prisão de ventre. "Aquele que se alimenta só com bife, arroz, feijão, batata acaba tendo mais tendência e isso pode agravar. Porque dar constipação, dar prisão de ventre pode haver força para evacuar e a partir daí o surgimento de hemorroidas ou fissuras ou fistulas anais e aí o sangramento".

Além da alimentação, o chefe do setor de Gastroentelorogia e Endoscopia Digestiva do Hospital Federal da Lagoa, Luiz Arthur Juruena, lembra que a atividade física também é fundamental para combater a prisão de ventre.

Fonte: Ascom Ministério da Saúde

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais