Procon municipal fiscaliza supermercados na capital

Fiscais fazem vistoria nos supermercados (Foto: Portal Infonet)

O Procon Municipal realizou nesta sexta-feira, 9, uma fiscalização nos supermercados da capital. Uma das lojas visitadas foi a do Bompreço, localizada no Siqueira Campos. O objetivo da fiscalização não é punitiva, mas de orientar fornecedores e consumidores quanto ao cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

A fiscalização teve início no último dia 5 de agosto e o Procon espera realizar a fiscalização nos 191 supermercados da Capital. A ação de fiscalização é coordenada pelo presidente do Procon Municipal, Arivaldo Barreto, vinculado a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

De acordo com o agente fiscal José Anderson Pereira dos Santos, essa primeira ação é apenas educativa. “Vamos observar vários itens como a data de validade dos produtos, como os alimentos estão sendo armazenados e até o cumprimento da lei dos 20 minutos. Esse primeiro momento será de orientar, mas vamos fazer um relatório para mostrar as irregularidades encontradas”, informa.

Para o coordenador do Procon Municipal, Lucas Gonçalves, a ação deve se estender para outros estabelecimentos. “A fiscalização vai se estender a bancos. Essa ação é para demonstrar a legislação municipal, como o pão de trigo que deve ser pesado na frente do consumidor, a colocação de empacotadores e do cumprimento na lei dos 20 minutos”, afirma.

A previsão é de que a partir de setembro, o PROCON tome as medidas cabíveis na tentativa de sanar as irregularidades encontradas durante a fiscalização. “Posteriormente em setembro o Procon deve tomar as medidas e sanções administrativas com multa, suspensão ou cassar o alvará de funcionamento do estabelecimento”, diz.

Bompreço

Segundo o encarregado do setor de mercearia do Bompreço, Alexandro Alves Nascimento, o intuito do supermercado é sempre satisfazer o consumidor. “O nosso objetivo é sempre tratar bem o nosso cliente. Ações como essas são importantes porque tem coisas que acontecem no dia a dia que a ente não percebe. Caso algo irregular seja encontrado, vamos tentar melhorar”, afirma.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais