Profissionais de saúde recebem palestras sobre violência

Público foi formado por assistentes sociais (Foto: Ascom/SMS)

Na tarde desta quarta-feira, 14, o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes realizou uma Palestra sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes com os assistentes sociais da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Fernando Franco e do Hospital Nestor Piva.

A palestra visou sensibilizar os profissionais da área e orientá-los a notificar os casos de suspeita de violência sexual, para que a Secretaria Municipam de Saúde, após catalogação, encaminhe os casos para os órgãos competentes. “Hoje nós falamos muito sobre violência e focamos na violência sexual, tentamos sensibilizar o profissional para que ele sempre notifique os casos de abuso para a secretaria. É importante que o profissional seja orientado sobre quais tipos de violência existe, como ela pode ser vista nas crianças e nos adolescentes, como é o comportamento das vítimas, para que eles possam fazer as notificações com justificativas corretas e os casos sejam avaliados”, explica Lidiane Gonsalves, que foi uma das palestrantes e é técnica do Núcleo de Prevenção de violências e acidentes (Nupeva) da SMS.

Segundo Lidiane, o tratamento de um paciente que sofreu abuso dura cerca de seis meses, mas muitos deles deixam o tratamento antes disso, e a secretaria orienta que os profissionais de saúde tentem não perder esses pacientes antes do prazo. “Os profissionais são orientados a coletar dados dos pacientes para que o contato com o mesmo não seja perdido e ele termine o tratamento, além de orientar a pessoa a falar e denunciar para que esses abusso não fiquem no anonimato” diz.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais