Profissionais são treinados para testes Sífilis/HIV

Ao todo, 100 profissionais já foram capacitados (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Integral à Saúde, realizou nesta quarta-feira, 12, o encerramento da 4ª turma para capacitação do exame em Teste Rápido de Sífilis/HIV. Ao todo, neste ano, foram capacitados 100 profissionais entre médicos e enfermeiros que realizam atendimento nas unidades básicas de saúde dos municípios sergipanos.

O recurso para a realização das capacitações foi encaminhado através do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família,  o Proesf do Ministério da Saúde. De acordo com a apoiadora institucional da SES e multiplicadora dos testes rápidos, Monalisa Almeida Fonseca, a intenção é que os profissionais capacitados se tornem executores e multiplicadores dos testes nos municípios.

"Nossa meta é capacitar 100% dos profissionais da atenção básica em todo o estado. Para isso, em 2013 serão ofertadas novas turmas. Cada turma que é capacitada passa um total de 24 horas em sala de aula, sendo uma parte teórica com o conteúdo sobre o histórico da implantação dos testes, a parte de aconselhamento dos usuários, a questão da biosegurança e da validação dos testes. Por último é realizada a parte prática onde eles fazem os testes rápidos", destaca.

Os teste rápidos para a detecção de HIV e sífilis foram instituídos através da Portaria nº 77 do Ministério da Saúde, de 12 de janeiro de 2012. A norma dispõe sobre a realização de testes rápidos na atenção básica, assim como testes rápidos para outros agravos, no âmbito da atenção pré-natal para gestantes e suas parcerias sexuais.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais