Programa de Controle do Tabagismo comemora resultados na pandemia

0
Nos últimos quatro meses não houve nenhuma desistência entre os usuários que fazem parte do acompanhamento disponibilizado pela SMS (Foto: Freepik)

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Controle do Tabagismo, comemora os resultados alcançados mesmo numa situação tão delicada quanto a pandemia causada pelo coronavírus. De acordo com a coordenadora do programa, Nazaré Aragão, nos últimos quatro meses, não houve nenhuma desistência entre os usuários que fazem parte do acompanhamento oferecido pela SMS.

Com a meta de 50 acompanhamentos mensais, o programa possui 72 usuários cadastrados atualmente. Para Nazaré, o resultado está diretamente ligado à associação que os usuários fazem entre o cigarro e o coronavírus. “Os pacientes que nos procuram, geralmente, apresentam início de trombose e chegam até nós por medo, associando as consequências do tabagismo à vulnerabilidade que elas causam diante do coronavírus”, explica.

Além do acompanhamento individual e das consultas médicas, o programa possui um “plano B” para possíveis recaídas. “Infelizmente, mesmo em tratamento, algumas pessoas não param de fumar. Temos um grupo de recaída e trabalhamos separadamente dos demais, para que não haja interferência na evolução dos outros e o usuário nunca fique desassistido”, diz a coordenadora.

A coordenadora ressalta a importância de manter a conscientização no combate ao fumo, mesmo com as restrições necessárias para o momento. “Não ter desistências na pandemia é um passo muito grande para nós e estamos de portas abertas para os usuários que desejem se cadastrar”, comemora. Para fazer parte do acompanhamento basta apresentar o cartão do SUS e o usuário já sai sabendo o dia que será atendido em consulta médica, além de ser devidamente acompanhado pela equipe do programa.

por Juliana Melo e Verlane Estácio

Comentários