Quase 12 mil pessoas vacinadas contra a gripe em Aracaju

Mais de quatro mil crianças foram imunizadas (Foto: Aquivo Portal Infonet)

Neste sábado, dia 05, a Prefeitura de Aracaju vacinou no primeiro dia da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 11.821 pessoas. Desse total, foram imunizadas 4.255 crianças, o que equivale a 29% da meta; 6.395 idosos, o que representa 12% desse público; 793 gestantes, uma cobertura de 11%  e 378 trabalhadores da Saúde. 

Segundo a secretária Municipal da Saúde de Aracaju, Stella Maris Moreira na capital até o dia 25 de maio, a meta da campanha é vacinar aproximadamente 77 mil pessoas, indicadas pelo Ministério da Saúde como público prioritário: 14 mil crianças de seis meses a menores de dois anos; 51 mil idosos, 7.300 gestantes e 7.900 profissionais de Saúde.

Durante a semana, no horário regular de expediente das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) as vacinas estarão disponíveis. Este ano, a imunização também será garantida na Sala de Vacina do Ipes, que fica na Rua Campos, no Centro de Aracaju.

Abertura solene

Secretários Stella Maris e Jorge Viana (Foto: Divulgação SMS)

Stella Maris Moreira e o secretário adjunto de Saúde do Estado de Sergipe, Jorge Viana abriam oficialmente a campanha hoje, dia 05, pela manhã, na Unidade de Saúde da Família Oswaldo de Souza, localizada no bairro Getúlio Vargas. Em Aracaju, a campanha traz o lema "Vacinação para quem precisa de mais proteção".

"Para nós da Prefeitura de Aracaju, foi uma honra abrirmos com a Secretaria Estadual da Saúde a vacinação contra a gripe. Esse ato foi mais uma demonstração de renovação da unidade e da intersetoriedade necessária ao setor público, para consolidar o Sistema Único de Saúde", afirmou Stella Maris Moreira.

Cartão de vacina

O coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Ricardo Valença solicita às famílias que levem à unidade o cartão de vacinação, para que os profissionais de Saúde possam registrar o histórico do calendário vacinal. "Mas, caso as famílias não tenham mais esse registro, um novo cartão deve ser providenciado na própria unidade", garante o coordenador.

A abertura solene contou ainda com as presenças das coordenadoras municipal e estadual da Vigilância Epidemiológica, respectivamente Taise Cavalcante e Sândala Maria Teles Oliveira; da coordenação municipal e  estadual de Imunização, respectivamente Débora Moura e Giselda Melo.

Ainda da SMS, prestigiaram o evento a diretora da Atenção Primária, Ana Márcia Menezes; o coordenador da Atenção Básica, Geison Valença; e a coordenadora da Saúde Bucal, Iucema Santana.

Saiba Mais

De acordo Débora Moura essa vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles, o influenza A (H1N1). "Estaremos mobilizando a população aracajuana para atingirmos a nossa meta. A imunização à gripe reduz a mortalidade e as internações causadas pela gripe nos grupos prioritários", afirma Débora Moura.

A vacina é segura e só é contra-indicada à pessoas que tem alergia a ovo.  "As pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico antes da imunização", diz Débora Moura.

Fonte: Ascom SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais