Quatro municípios em SE estão com alto risco para o Aedes aegypti

Apesar de não estar em estado de urgência, Sergipe se prepara para o combate ao Aedes aegypti (Foto: Freepik)

O anúncio do primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano de 2024, mostrou que quatro municípios estão com alto risco de infestação do mosquito. A informação foi divulgada pela Secretaria do Estado de Saúde (SES).

Segundo a pesquisa, 26 municípios estão em baixo risco, 45 em médio e quatro em alto risco. Os municípios classificados com maior risco de infestação foram Simão Dias (6,4), Japoatã (5,9), Nossa Senhora da Glória (4,2) e Itabaiana (4,0). Algumas das cidades em condições satisfatórias para o Aedes aegypti são: Estância, Feira Nova, Japaratuba, Pacatuba, Pinhão, Santo Amaro das Brotas, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro, entre outros.

Com o crescimento dos casos de dengue pelo país, a SES elaborou um Plano de contingência para as epidemias de dengue, chikungunya e zika em Sergipe. O objetivo do plano é o monitoramento de dados epidemiológicos e de controle vetorial, detectando previamente a alteração de padrão de comportamento das doenças para a redução de surtos e epidemias no estado.

Prevenção de doenças no período sazonal

A fim de antecipar estratégias para o controle do possível cenário de infestação, o Grupo de Trabalho Executivo da SES construiu um Plano de Ação. Entre as iniciativas estão a ampliação da rede de saúde própria e contratualizada, criação de canal de comunicação 24h, mapeamento epidemiológico, planejamento de estoque para insumos, além de aulas e treinamentos.

A ampliação da rede de saúde será feita a partir da implantação de 83 novos leitos, além de mais 31 leitos com perfil pediátrico para atender as demandas. Já o canal de comunicação, será criado com o objetivo de realizar orientações por um telefone 0800. Durante a ligação, o paciente terá acesso a profissionais que irão fazer as orientações.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais