Rede Solidária de Mulheres realiza webinário sobre a saúde mental

(Foto: Ascom/Projeto Rede Solidária de Mulheres)

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Sergipe (Ascamai), em parceria com a Petrobras e o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), irá realizar no dia 22 de abril, às 16h, o webinário com o tema “O cuidado com a saúde mental como estratégia de empoderamento das mulheres”, no canal do Projeto Rede Solidária no YouTube (https://www.youtube.com/@redesolidariademulheresdes8951 ).

O webinário é aberto ao público em geral e contará com a participação de Chenya Coutinho, enfermeira, especialista em saúde da mulher e especialista em saúde mental e atenção psicossocial, Eugênia Lima, artesã do município de Carmópolis e técnica responsável pelo E-commerce do projeto, e Fabrícia Santos, catadora de mangaba do povoado Manoel Dias, em Estância. A mediação do evento ficará por conta da jornalista, Rita Simone.

A iniciativa tem o objetivo de promover uma reflexão, com as mais de 500 mulheres que fazem parte do projeto, sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e como é possível criar mecanismos de empoderamento a partir do autocuidado das mulheres. A escolha da data para a realização do webinário é em homenagem ao Abril Verde, mês para a conscientização da importância e cuidados com a saúde.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres têm mais chances do que os homens de desenvolver transtornos mentais, como ansiedade e depressão, considerando que essas doenças tiveram um aumento de 25%, apenas no primeiro ano de pandemia, podendo ter piores índices atualmente. De acordo com a jornalista, Rita Simone, isso agrava o risco para as mulheres em razão da maior suscetibilidade.

“Nós, mulheres, enfrentamos uma série de desafios que podem afetar nossa saúde mental. Como se sabe, as pressões vêm de inúmeras entradas: família, carreira, vida pessoal e planetária. Por isso, muitas vezes temos dificuldades para encontrar tempo para cuidarmos de nós mesmas. Além disso, existe o estigma e a discriminação em relação à saúde mental da mulher o que pode tornar difícil quebrar o silêncio e pedir ajuda. Uma das formas de amenizarmos esses conflitos, inclusive de informações, é dialogando sobre nossos hiatos, avanços e recuos em direção ao nosso fortalecimento e amparo mútuo. Esse webinar é, portanto, muito oportuno e será um espaço relevante para fortalecermos a escuta e o verbo de toda nossa coletividade”, ressaltou, Rita Simone.

Para Fabrícia Santos, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo e de outros aspectos da vida. “Esse tema é de extrema importância, pois muitas vezes a gente não dá a devida atenção à nossa saúde mental, às nossas emoções, e elas fazem parte de nossa vida, de nosso bem-estar, então, precisamos estar atentas e o webinário será de grande aprendizado para todas nós”, apontou, Fabrícia.

 

Fonte: Ascom/Projeto Rede Solidária de Mulheres

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais