Redução do número de doadores de sangue preocupa Hemose

Número de doadores diminuiu (Foto: Arquivo Infonet)

Para manter o atendimento da rede hospitalar, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) precisa coletar uma média diária de 100 a 120 bolsas. Atualmente, são coletadas em média 60 bolsas. Número este que pode prejudicar as transfusões de sangue realizadas nos serviços de saúde.

De acordo com dados da gerência da Coleta, na manhã desta terça-feira, 16, foram coletadas apenas 45 bolsas de sangue. “Geralmente pela manhã é quando o serviço efetua o maior número de coletas. Entretanto, nos últimos quinze a redução no número de doações é preocupante”, alerta a gerente do setor, Florita Aquino.

Ela destaca ainda que, apesar da solidariedade da população, o quantitativo de doações está abaixo do necessário para atender os vários tratamentos da medicina. “As pessoas pensam que a necessidade de transfusão acontece somente em grandes cirurgias ou hemorragias provocadas por acidentes. Mas a realidade é outra”, adverte ao informar que a doação de sangue atende pessoas em tratamento de câncer, distúrbios da coagulação como hemofilia, transplante de órgãos, entre outras.

Serviço

Doar sangue é um procedimento rápido, seguro e indolor. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. Depois da coleta, o sangue passa por um processo de separação de hemocomponentes que são enviados aos receptores conforme pedido médico. Para mais informações sobre o serviço de doação de sangue basta acessar a página eletrônica do Centro de Hemoterapia de Sergipe: www.hemose.se.gov.br/ ou através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais