Infectologista explica que máscara deve ser trocada a cada três horas

Logo de início a médica afirma que é aconselhável o uso da máscara por um período aproximado de 3h (Foto: pixabay)

Com a pandemia do novo coronavírus, o uso da máscara de proteção passou a ser um item indispensável na hora de sair de casa. No entanto, especialistas afirmam que a eficiência desse equipamento passa pelas formas corretas de manuseio, armazenamento e limpeza, aliadas a cuidados básicos, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

A infectologista Vanise Aragão afirma que é aconselhável o uso da máscara por um período aproximado de três horas. “Após esse período, é recomendado trocar a máscara”, salienta. Ainda segundo a médica, caso o uso da máscara seja no ambiente de trabalho, são necessárias ao menos duas máscaras. “O ideal é trocar a máscara a cada turno trabalhado”, salienta a profissional.

A infeciologista alerta que o mais seguro é pegar a máscara pelas hastes de elástico e em seguida colocar no rosto (Foto: arquivo pessoal)

Vanise revela também que é preciso cuidado na hora de colocar a máscara no rosto. “O ideal é que a máscara possa cobrir a boca e o nariz. Além disso, ela tem que ficar rente à pele e não pode ficar muito folgada no rosto. Também não se deve pegar a máscara pelo meio, seja na face interna ou externa, mas sim pelas hastes”, detalha.

Para o ambiente de trabalho, a médica diz que é recomendável levar duas embalagens plásticas. Um para guardar as máscaras limpas e o outro para guardar a máscara suja depois do primeiro turno de trabalho. “Assim que o trabalhador chegar em casa, ele deve lavar o material com água e sabão”, orienta.

A infectologista ressalta a importância de usar regularmente a máscara, mas também de não esquecer de praticar outras medidas sanitárias de combate à doença. “O uso da máscara é uma das ações importantes para se evitar o contato com o vírus. Mas além de fazer uso dela, é preciso higienizar frequentemente as mãos e respeitar o distanciamento social de, no mínimo, 1 metro”, destaca.

por João Paulo Schneider  e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais