Saiba como proceder para participar do dia D contra o sarampo

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju estarão abertas das 8h às 17h (Foto: Ascom SMS)

O “Dia D” de mobilização nacional da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo 2019 acontece no próximo sábado, dia 19, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta a população quanto à documentação necessária para a imunização.

Para participar, os pais ou responsáveis deverão levar a carteira de vacinação dos filhos, documento de identificação e comprovante de residência. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju estarão abertas das 8h às 17h para imunizar as crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos.

“As UBS funcionarão apenas para a vacinação, portanto, será um dia apropriado aos pais que não puderam levar seus filhos durante a semana. Como a vacina é a única forma de prevenção do sarampo, é importante que os responsáveis não deixem de aproveitar esse dia”, reforçou a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

Duas etapas

Neste primeiro momento, a campanha segue até o dia 25, voltada às crianças. Além da vacina contra o sarampo, as equipes também estarão atualizando todas as outras vacinas de rotina. Por isso, é importante levar a documentação exigida. “Para receber a dose da vacina é preciso levar os documentos de identificação, o comprovante de residência e o cartão de vacinação”, alerta a coordenadora.

Já a segunda etapa da campanha começará no dia 18 de novembro e se estenderá até o dia 30, que será, também, um dia ‘D’. O público alvo, nesta fase, será a população de 20 a 29 anos.

Dados da doença no Brasil

A Organização Pan Americana de Saúde (OPS) concedeu ao Brasil, em 2016, certificado de erradicação do sarampo, que não registrava casos novos desde 2000. Porém, em 2017, ocorreu um surto de sarampo na Venezuela que chegou ao Brasil em 2018, ocasionando a perda do certificado.

Este ano, Aracaju teve este ano três casos notificados e, até o momento nenhum confirmado.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais