Saiba onde procurar ajuda quando suspeitar de dengue ou chikungunya

População deve procurar uma Unidades de Saúde da Família (USFs) (Foto: SMS)

Atenta aos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em todo o país, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta a população que, além de proteger as residências, eliminando possíveis criadouros, receber os profissionais de combate às endemias em casa, procurar as Unidades de Saúde da Família (USFs) e evitar a automedicação são fatores essenciais para evitar possíveis agravamentos da dengue, zika e chikungunya.

Ao identificar os primeiros sintomas destas doenças é importante procurar uma USF para obter atendimento adequado e condizente com o tipo de enfermidade que está acometendo o paciente. Os principais sintomas das arboviroses são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Estes sintomas são considerados leves e, portanto, devem ser acolhidos em uma das 45 Unidades de Saúde da Família.

A população deve estar atenta aos sinais de alarme e possível agravamento, a exemplo de dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes, qualquer sangramento (pele, mucosas, digestivo, ginecológico, urinário etc), tontura, fraqueza, desmaio, dentre outros. Nestes casos, em que os sinais são considerados moderados ou graves, o paciente deve procurar uma UPA ou uma unidade hospitalar.

A infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, destaca que apenas profissionais habilitados podem diagnosticar e prescrever medicações para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“As arboviroses devem ser diagnosticadas e conduzidas por uma equipe de saúde e as Unidades de Saúde da Família estão prontas para fazer esse atendimento. Automedicação nunca é bom, principalmente em um contexto de aumento do número de casos com maior probabilidade de casos graves. A indicação terapêutica correta deverá ser feita por equipe de saúde habilitada após avaliação clínica e estratificação de risco”, alerta a médica.

Diante da suspeita inicial de dengue, a médica ainda ressalta que medicamentos anti-inflamatórios, AAS ou corticóides devem ser evitados em função do risco de sangramento e insuficiência renal. Além disso, quadros febris agudos, em que há suspeita de dengue, zika ou chikungunya, a orientação é pensar sempre primeiro em dengue devido a maior prevalência e risco de gravidade e óbito.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais