Saiba quais os sinais da gravidez de alto risco e onde procurar ajuda

Na Atenção Primária da capital é ofertada uma série de serviços que ajudam a garantir o bom andamento do pré-natal (Foto: Freepik)

Os cuidados durante a gestação são essenciais para a promoção e recuperação da saúde das mulheres ou de pessoas trans. Com base nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), busca fornecer orientações e apoio a gestantes ao ofertar uma atenção qualificada e humanizada a partir do atendimento nas 45 Unidades de Saúde da Família (USF).

A referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões, destaca que a estratificação de risco obstétrico é realizada ainda na primeira consulta de assistência pré-natal pela Equipe de Saúde da Família (ESF) ou Equipe de Atenção Primária (EAP) na USF, onde a gestante será avaliada e será analisado se há risco habitual ou alto.

“A gestação de alto risco é aquela na qual há maior risco de mortalidade materna e infantil. Algumas condições de saúde, a exemplo de Hipertensão Arterial e Diabetes, indicam maior chance de desenvolvimento de patologias com risco de óbito materno fetal”, explica Vanessa, informando que, ao primeiro sinal ou sintoma de gravidez, é necessário procurar uma USF para tão logo iniciar o pré natal e evitar complicações na gestação ou no parto.

São nas consultas de pré-natal que a gestante receberá todas as orientações necessárias sobre o que fazer em situações de adversidade como sangramento, ruptura prematura das membranas – o chamado estourar a bolsa – dores  abdominais persistentes, quando tomar vacina, fazer exames laboratoriais e de imagem, entre outros.

Na Atenção Primária da capital é ofertada uma série de serviços que ajudam a garantir o bom andamento do pré-natal, sendo a Unidade de Saúde da Família de referência o primeiro local em que a gestante deve se dirigir para iniciar o vínculo com a equipe de Saúde da Família durante o período gestacional e subsequente, dando seguimento com as consultas do binômio mãe/filho (a).

“Quando a gestante é classificada como de alto risco, é feito o encaminhamento para o Centro de Especialidades Médicas, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CAASM/CEMAR) para o acompanhamento com o obstetra e onde tem acesso a exames especializados. Mesmo com o apoio desse profissional, ela continuará recebendo suporte na Atenção Primária durante o pré-natal na USF com o médico e enfermeiro”, destaca Vanessa.

A gestante que for classificada como alto risco será encaminhada para o pré-natal desta classificação com o médico obstetra, a fim de manter consultas regulares com intervalos que dependem da idade gestacional.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais