Samu 192 garante 90% de resolutividade na prévia

Em parceria com o Samu Aracaju, o trabalho do Samu 192 Sergipe envolveu 190 profissionais (Foto: Marcio Dantas/Ascom FHS)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) atendeu a 280 pessoas nos quatro dias do Pré-Caju. Durante a prévia carnavalesca, o serviço montou um posto de atendimento com 16 leitos, além de disponibilizar uma Unidade de Suporte Avançado (USA), cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e oito motolâncias. Em parceria com o Samu Aracaju, o trabalho do Samu 192 Sergipe envolveu 190 profissionais e atingiu uma resolutividade de 90%.

Na quinta-feira, 19, foram 56 atendimentos, sendo 25 traumas, 13 casos clínicos e 18 por excesso de ingestão de álcool. Desse total, dez pessoas foram transferidas – uma para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e nove para o Hospital da Zona Norte. Já na sexta-feira, o Samu 192 Sergipe realizou 54 atendimentos, divididos entre 23 traumas – sendo que dois esfaqueados morreram no próprio local-, 18 clínicos e 13 por álcool. Somente três casos ortopédicos foram encaminhados para o Zona Norte.

A terceira noite de festa registrou o maior número de atendimentos. Foram 45 traumas, 30 casos  clínicos, 39 por álcool, totalizando114 pessoas atendidas e somente oito transferências – três para o Huse e cinco para o Zona Norte. O último dia registrou 56 atendimentos, sendo 25 traumas, 21 clínicos e dez por álcool. “No domingo, transferimos sete casos, sendo dois esfaqueados graves para o Huse e cinco casos ortopédicos para o Zona Norte”, reiterou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho.

No total, os 280 atendimentos estiveram divididos entre118 traumas (42%); 75 casos álcool (26%) e 87 clínicos (32%). “Transferimos 28 pessoas, o que representa 10% dos atendimentos. Desse total de transferência, 5% foi por trauma, porque não temos como resolver no local, já que não temos raio-X no posto médico. Apesar do alto índice de traumas, tivemos um alto poder de resolutividade, chegando a 90% dos casos”, destacou Leonardo Coelho.

Fonte: Ascom FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais