Samu: Quinze viaturas paradas por falta de manutenção

Viaturas paradas no Huse por falta de macas (Foto: Sindicato dos condutores)

Quinze viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estão quebradas, afirma o presidente do Sindicato dos Condutores do Samu, Robério Batista. Segundo eles, os veículos estão parados dentro de oficinas, que não fazem os reparos por falta de pagamento. O estado estaria devendo cerca de R$ 1 milhão às oficinas.

Cerca de 59 ambulâncias, segundo Robério, menos 15 em circulação, fica impossibilitado o atendimento imediato as vítimas. “Existe uma falta diária de viaturas. Hoje são quinze, mas chegou a 30 viaturas quebradas somente este ano”, diz.

Segundo números da Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais de 500 chamadas são feitas diariamente. Contudo, com os veículos quebrados nas oficinas, as equipes que deviam estar atuando nas ruas, também ficam paradas e a população sem assistência. “No último domingo seis viaturas ficaram paradas por quatro horas na porta do Huse, por falta de maca no hospital”, denuncia Batista.

Greve

Por causa da falta de condições de trabalho e dos atrasos nos salários, os condutores do SAMU prometem deflagrar greve por tempo indetermina em setembro. “A gente tem recebido salários coma atrasos e, além disso, nós não temos condições de trabalho adequadas para trabalhar”, explica Batista.

SES

A superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) informa que o Samu recebeu 659 aberturas de chamadas. Foram demandadas 313 Unidades de Suporte Básico (USB), 84 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 13 Motolâncias. Já o Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) atendeu a 588 usuários. Os altos números de atendimento apontam a possibilidade de um tempo maior na liberação das macas, o que não significa que houve desassistência.

Com uma demanda de 500 chamadas diárias, o serviço realiza a avaliação da necessidade do paciente no momento do chamado. São 48 equipes assistenciais, 1.150 profissionais, 59 veículos: 43 Unidades de Suporte Básico (USB) e 16 Unidades de Suporte Avançado (USA).

Frota

A superintendência do Samu 192 Sergipe informa ainda que, diante da grande demanda em todas as regiões de Sergipe, o serviço realiza as devidas manutenções nas 59 viaturas que compõem a frota. Todo veículo sofre desgastes naturais quando é utilizado em demasia, independente do cuidado do condutor. Assim que é identificado algum problema na ambulância ou esta sofre algum dano, imediatamente ela é removida pela supervisão de frota. Vale lembrar que, mesmo durante os processos de manutenção, não há desassistência aos usuários que solicitam os serviços, mas as ambulâncias dos municípios circunvizinhos prestam assistência.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais