Samu registra 83 atendimentos no Forró Caju

(Foto: SES)

Nas três primeiras noites do Forró Caju, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 83 atendimentos, sendo 34 clínicos, 31 por ingestão de álcool, 16 casos de trauma. A estrutura montada no evento conta com 14 leitos, sendo 12 destinados à baixa e média complexidade e outros dois para estabilização.

Além dos leitos, o serviço conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para realizar remoções dos pacientes às unidades de saúde. “No posto de atendimento, conseguimos atender às demandas surgidas, realizado apenas 15 remoções para unidades de saúde através das viaturas disponíveis no evento”, declarou o superintendente do serviço, Leonardo Coelho.

A depender da complexidade dos casos, os pacientes atendidos no Forró Caju são encaminhados para os hospitais municipais da Zona Norte ou da Zona Sul, sendo os casos mais graves para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A cada noite, está sendo mantida uma equipe formada por 17 profissionais, além de uma equipe administrativa responsável pelas estatísticas e por manter contato direto com os plantonistas no almoxarifado, a fim de que a estrutura esteja sempre bem munida de insumos e outros materiais.

Para o enfermeiro Leonardo Tavares, a experiência adquirida após a prestação de serviços de saúde no Pré-Caju através do Samu 192 Sergipe ajudou ainda mais na melhoria da prestação do serviço durante o  Forró Caju. “As equipes interagiram bem e mostraram maturidade diante das ocorrências, em especial, as mais graves, tipicamente registradas em fins de semana, quando o público se torna maior”, garantiu.

Equipada com respirador, monitor cardíaco, bomba de infusão, aspirador e outros materiais, a sala de estabilização funciona como uma  pequena Unidade de Terapia Intensiva (UTI) capaz de atender com presteza os casos de alta complexidade. “No momento em que recebemos o paciente, a equipe observa os primeiros sinais vitais antes de realizar os demais procedimentos. A depender da situação, encaminhamos o mesmo até a ambulância que permanece à disposição ao lado da sala de estabilização, o que facilita a locomoção imediata”, afirmou a técnica de enfermagem Cristiane Silva.

Aprovação

A paciente Adriana Santos elogiou o atendimento do Samu 192 Sergipe, após ser atendida no sábado, 16. Ela foi até o posto porque estava com dor de cabeça. “É bom sabermos que, se precisarmos, seremos bem atendidos. Ao ver o posto bem estruturado, me sinto mais segura por saber que posso contar com serviços de urgência e emergência durante a festa”, ressaltou a paciente moradora do Bairro Industrial.

Durante o Forró Caju, o cidadão poderá utilizar normalmente o 192 de qualquer localidade da capital. A equipe mais próxima que estiver de plantão deverá realizar o atendimento pré-hospitalar móvel com o máximo de urgência, considerando que os profissionais atuantes nas grandes festas poderão não só atender os pacientes que transitam nas arenas, como também os que se encontram nas imediações.

"Muitos dos atendimentos do SAMU são decorrentes dos excessos, seja no consumo de bebidas alcoólicas, ou na velocidade de quem bebe e comete a imprudência de dirigir. A estrutura está montada para garantir o atendimento, mas curtir a festa de uma forma saudável é missão de cada um", alerta o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Fonte: Ascom SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais