Santa Madalena: atendimento será feito no Soledade

Audiência ocorreu na Promotoria dos Direitos à Saúde (Foto: Portal Infonet)

A Rede de Atenção Primária (REAP) de Aracaju se comprometeu no Ministério Público do Estado (MPE) nesta quinta-feira, 15, a transferir em até 30 dias o atendimento aos moradores do loteamento Santa Madalena, no bairro Soledade, para a unidade de saúde da família Carlos Hardman Cortes. A população reclamava da distância do loteamento até a atual circunscrição do loteamento, a unidade Renato Mazze Lucas, que fica no Santos Dumont.

O comprometimento foi firmado em audiência pública com a promotora de justiça Euza Missano, da Promotoria dos Direitos à Saúde. “Essa luta já tem mais de quatro meses. Os moradores não gastam dez minutos para o posto da Soledade. Para o posto do Santos Dumont, gastam na faixa dos 40 minutos”, informou o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Santa Madalena, Euvaldo Ferreira.

Na reunião, o coordenador do REAP, Geison Ricardo Valença, explicou que a Rede já vinha buscando resolver o problema e que falta apenas que um médico seja integrado à equipe que vai atender o loteamento para que a transferência seja feita. “A equipe já tem enfermeiro, auxiliar, odontólogo, agente de saúde. É preciso o médico. Fizemos chamamento, mas não conseguimos”, declarou.

Segundo Valença, entre agosto de 2011 e janeiro de 2012 foram chamados 24 médicos aprovados em concursos públicos, mas nenhum deles se integrou à equipe. A solução foi encontrada através do Programa de Valorização Profissional de Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, que visa fixar servidores nesse setor. Com os benefícios do programa, Valença informou que já havia candidatos dispostos a fechar a nova equipe.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais