Saúde celebra um ano de Curta SUS

(Foto: Ascom SMS)

Na manhã do dia 20, no estacionamento da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os trabalhadores foram convidados a entrar em uma tenda circense para assistir sessões de curtas-metragens. A salinha do cinema, improvisada, foi mais uma intervenção mensal e surpresa do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin/SMS), desta vez para comemorar o primeiro aniversário do projeto Curta SUS.

Às 8h30, a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira e os representantes do Nurprin abriram as sessões do Curta SUS. Na companhia do visitante, o artista plástico Antônio da Cruz, a secretária assistiu o curta 'Imagine uma menina com o cabelo de Brasil', de Alexandre Bersot. O filme estimula o debate sobre a cultura da paz, bullying, padrões de beleza e alimentação saudável.

De acordo com Stella Maris, "as intervenções de arte e educação em Saúde na sede e nas unidades de saúde da SMS não comprometem o serviço. Ao contrário, por onde passam estimulam o compromisso pela consolidação do SUS e deixam um clima saudável e amigueiro entre os servidores, gestores e usuários".

Antônio da Cruz se disse encantado com a proposta de trabalho do Nuprin. "Uma bela iniciativa. Também estou convencido de que a partir de uma seleção adequada, o cinema é uma das ferramentas que contribuem para conscientizar pessoas. Fico feliz em saber que a saúde pública também está utilizando o cinema como forma de comunicação em Saúde", afirma Cruz, que também é autor doMonumento ao Gari , inaugurado nesta quinta.

O coordenador do projeto e do Nuprin, Murilo Andrade, diz que o projeto "aposta na popularidade e no potencial subjetivo do cinema e da diretriz da Educação Popular em Saúde para aproximar ainda mais os cidadãos ao Sistema Único de Saúde".

Sessões de 15 minutos

Durante todo o dia, a tenda exibiu cerca de 20 curtas-metragens. Com um espaço reservado para dez pessoas, cada sessão durava em média 15 a 30 minutos. Das curiosidades das sinopses, os filmes selecionados trazem como abordagem a cultura da paz, bullying, padrões de beleza e alimentação saudável. O curta 'Affair com a fada dos dentes', de Izabela Melamed, por exemplo, provoca a reflexão sobre contação de história e saúde bucal.
Certificado e marcador de páginas

Como parte das comemorações, o Nuprin produziu certificados e marcadores de páginas, com imagem de cartazes dos filmes utilizados pelo grupo. O Certificado Curta SUS será enviado aos realizadores dos curtas que autorizaram a exibição. Dentre os diretores estão Alexandre Bersot, do curta 'Imagine uma menina com o cabelo de Brasil'; Byron O`Neil, do curta metragem 'Metalinguístico ou aceita mais café?'; Izabela Melamed, do 'Affair com a fada dos dentes', Alê Camargo, com o curta 'A Ilha', dentre outros.

Para assistir as sessões, os servidores ao entrar na tenda recebiam um saquinho de pipoca e um copo de refrigerante. Como brinde, na saída os participantes receberam ou escolheram marcadores páginas, com imagem do cartaz oficial do filme, que teria marcado a vida daquela pessoa.

Itinerantes

Além do Curta SUS, o Nuprin também desenvolve dois outros projetos itinerantes: Som no SUS e EspaSUS. Enquanto o primeiro leva música e poesia para harmonizar o ambiente da assistência em saúde, o segundo tem ofertado nas unidades práticas de cuidados integrativas complementares, como reiki, massagens e acupuntura.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais