Saúde distribui 22 mil exemplares da Caderneta de Saúde da Criança

Saúde de Aracaju recebe 22 mil exemplares da Caderneta da Criança (Foto: ASCOM/SMS)

Toda criança nascida com pais residentes em Aracaju tem direito a receber gratuitamente a Caderneta de Saúde da Criança. O material é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e distribuído pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que viabiliza a distribuição para as maternidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esta semana, a SMS recebeu 22 mil novos exemplares do material do Governo Federal, que devem ser completamente distribuídos nas unidades de saúde até esta sexta-feira, 22.

A caderneta é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os nove anos de idade, reunindo o registro dos mais significativos eventos para a saúde infantil.

A área técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Ribeiro Bonfim, explica que as cartilhas são diferenciadas para meninos e meninas, devido aos gráficos que são específicos com o sexo da criança, e alerta sobre o cuidado que a família deve ter com o material.

“Vale ressaltar que a caderneta não deve ser trocada, pois ela contém todo o histórico do bebê, desde o seu nascimento, e deve ser levada pelos responsáveis às consultas médicas e em dias de vacinação”, esclareceu Cerisa.

Sobre a caderneta

A primeira parte da caderneta é mais direcionada à família que cuida da criança. Contém informações e orientações sobre saúde, direitos da criança e dos pais, registro de nascimento, amamentação, alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento.

“Já a segunda parte  é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança. Contém também, os gráficos de crescimento, instrumentos de vigilância do desenvolvimento e tabelas para registro de vacinas aplicadas”, destacou Cerisa.

A entrega da caderneta à mãe é feita pelo Projeto Corujinha dentro das próprias maternidades públicas, logo após o nascimento da criança, e consiste num importante instrumento de educação, prevenção e promoção da saúde.

“Aqui estão contidas de maneira simples as informações importantíssimas referentes aos principais cuidados preventivos em relação ao cuidado da saúde da criança”, enfatiza a auxiliar de enfermagem da maternidade Santa Izabel, Telma Cristina Santos.

A estudante Jéssica Dias, mãe do pequeno João Samuel, ficou bastante feliz com o recebimento da caderneta na Maternidade Santa Izabel. “Tão bom receber alta, sair com meu filhinho daqui e com a caderneta da criança, que vai conter todo histórico de vida dele”. Já Renata Lopes, mãe de Heitor, também estava bastante realizada. “Feliz e grata, estas são as palavras que marcam o dia de hoje”, opinou.

Transcrição

Como o Ministério da Saúde ficou um bom tempo sem entregar as cadernetas de saúde da criança, a SMS orienta que as mães ou responsáveis que procurarem as Unidade Básicas de Saúde podem atualizar o calendário vacinal junto ao profissional da sala de vacina, que poderá transcrever através da fotocópia impressa que a mãe ou o responsável recebeu após a aplicação das primeiras vacinas e, com isso, atualizar definitivamente a caderneta.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais