Saúde realiza aperfeiçoamento de profissionais do Caps

Atividades marcam o primeiro dia do módulo de aperfeiçoamento (Foto: Ascom/SMS)

De 29 a 31 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o 3º Módulo de Aperfeiçoamento Clínico em Álcool e outras Drogas. O início das atividades aconteceu nesta quinta-feira, 29, no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde. No encontro estiveram reunidos profissionais do Projeto de Redução de Danos e dos Caps AD Primavera, Infantil Vida, Arthur Bispo, Liberdade, Davi Capistrano e Jael Patrício.

Durante o encontro foi realizada uma atividade de psicodrama conduzida pelo facilitador, Antônio Lancetti, consultor do Ministério da Saúde. A ação marcou o primeiro dia do encontro.

A capacitação com os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial integra as estratégias de enfrentamento ao uso das drogas em Aracaju. “É de grande importância para o Município continuar investindo na qualificação de profissionais da saúde que atuam cuidando das pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas afinal, esses também são graves problemas de saúde pública”, destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

A coordenadora do Caps AD Primavera, Camille Aragão, explica que os cursos de aperfeiçoamento são uma importante ferramenta para ampliar o acesso e qualificar os serviços públicos de saúde para tratar usuários de drogas.

“Esse é um modo de cuidar que exige grandes desafios no cotidiano dos Caps, levando aos usuários cuidados ainda mais específicos. Por meio dos cursos de aperfeiçoamento trabalhamos questões importantes como a Política Nacional de Saúde Mental, o funcionamento do Caps no acolhimento, atendimento e tratamento ao usuário de álcool e outras drogas e nesse 3º módulo estamos trabalhando abordagens voltadas para moradores de rua e outras pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica Camille Aragão.

Atividades de aperfeiçoamento

Para muitos profissionais da SMS, o 3º Módulo de Aperfeiçoamento Clínico em Álcool e outras Drogas, é um momento muito gratificante e enriquecedor. “Com as capacitações constantes podemos aperfeiçoar muitos conhecimentos. É muito desafiador trabalhar com os usuários de drogas, porque toda informação e técnica que contribui para o tratamento cada vez mais eficiente são muito bem-vindas”, revelou Elize Luduvice, auxiliar de enfermagem do Caps AD Primavera.
Nos próximos dias, o encontro segue sendo realizado pela manhã e tarde no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). No sábado, 31 de março, as atividades da Escola de Redução de Danos de Aracaju estão na agenda da Rede de Atenção Psicossocial.

Ascom/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais