Saúde realiza seminário e oficina sobre hepatites

(Foto: Márcio Garcez)

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado em 28 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, no próximo dia 26, um Seminário de Atualização em Hepatites Virais sobre Diagnóstico Laboratorial e Tratamento aos Portadores. Também será realizada uma Oficina para profissionais de beleza e tatuadores para prevenção das Hepatites Virais, no próximo dia 30. Os dois eventos serão ambos realizados pela manhã no Centro de Convenções de Sergipe.

O Seminário, que acontecerá com a participação de técnicos da SES, Secretaria da Saúde de Aracaju e do Hospital Universitário, é voltado para médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Acolhimento e Testagem (CTA) de todo Estado. “Nós vamos abordar, durante o evento, prevenção, diagnóstico, tratamento e vacinação. Também vamos falar sobre os 10 anos das hepatites em Sergipe”, explica Áurea Nunes Melo, responsável técnica da SES pelas hepatites.

Já a Oficina, que será realizada no próximo dia 30, é voltada para profissionais de beleza e tatuadores e abordará a prevenção das hepatites. A oficina conta com a participação de técnicos da SES, Secretaria da Saúde de Aracaju e da coordenação Estadual de Vigilância Sanitária. “A Hepatite Viral é uma inflamação no fígado causada por uma bactéria que pode ser evitada com o uso de materiais esterilizados em salões de beleza e por tatuadores, além do uso de camisinha. Esse público também será vacinado contra a hepatite B no local do evento”, afirmou a técnica da SES.
 
Hepatites

As hepatites são doenças silenciosas, mas podem apresentar sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. O vírus A, B e C são os mais encontrados no Brasil.

Para combater a hepatite B, as UBS ofertam a vacina em sua rotina e são voltadas principalmente para crianças e adolescentes. Também estão disponíveis para pessoas até 29 anos.

Já a vacina contra a hepatite A está disponível somente nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Ela deve ser indicada por um médico. Para a hepatite C não existe vacina para prevenir. É necessário não compartilhar escova de dente, seringas, cachimbos, agulhas, lâminas de barbear e depilar, alicates de unha e demais materiais que furam ou cortam.

Para mais informações sobre as hepatites acesse o site do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde www.aids.gov.br/hepatites-virais.

Fonte: Ascom SES com informações do Ministério da Saúde

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais