Saúde reforça alerta para o uso racional de medicamentos

Nesta sexta-feira, 5, é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Em virtude da data, o Centro de Atenção à Saúde (Case), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça a importância do uso correto de medicamentos a fim de disseminar informações sobre os riscos causados pela automedicação.

Para a coordenadora estadual da Assistência Farmacêutica da SES, Juliana Santos de Oliveira, é fundamental disseminar a prática correta do uso racional de medicamentos. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem fortalecendo desde 1985 a prática do uso racional de medicamentos. Desde então, a gente entende que o uso racional é compreendido com o medicamento certo, dosagem adequada, tempo indicado e menor custo possível. Além disso, é imprescindível que continuemos a disseminação da prática do uso racional, pois o uso irracional ou abusivo reflete negativamente na saúde da população”, explicou a coordenadora.

É estimado que mais da metade dos medicamentos que são prescritos, sejam eles vendidos ou distribuídos, são feitos de forma incorreta e que metade dos usuários que têm acesso ao medicamento utilizam de maneira incorreta. Por isso, os profissionais farmacêuticos possuem papel crucial no processo de instrução dos medicamentos, sanando dúvidas em uma prescrição já estabelecida.

Segundo a farmacêutica do Case, Valéria Nascimento Mendonça, as orientações devem ser seguidas durante o uso de medicamentos. “Quando o paciente apresenta qualquer tipo de dor geralmente ele procura o médico, farmacêutico ou ele se automedica, o que não é correto. Pois acaba causando vários tipos de interações medicamentosas, como dependências, contraindicações adversas que dificilmente acontece, mas pelo seu uso indevido ocasiona várias enfermidades esperadas. O correto é o paciente procurar um profissional habilitado para que o oriente no tratamento ingerido na dosagem indicada para aquela patologia”, ressaltou a farmacêutica.

Cuidados importantes

É muito importante estar atento a alguns cuidados na utilização do medicamento como guardá-lo em um ambiente seco e protegido da umidade. Além disso, todo medicamento precisa ser prescrito por um profissional habilitado e utilizado da forma correta, pois existem doenças que têm sintomas parecidos, mas o tratamento é completamente diferente.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais