Secretária da saúde de Aracaju reúne ex-fumantes

Tratamento gratuito acontece periodicamente no Cemar Augusto Franco (Foto: Ascom/SMS)

Após três meses de funcionamento, o Centro de Tratamento para os Fumantes da capital já apresenta os primeiros pacientes que conseguiram se livrar do vício do cigarro. As sessões gratuitas que acompanham o cidadão durante o tratamento acontecem periodicamente no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado no conjunto Augusto Franco, zona Sul da capital.

A aposentada Antonieta dos Santos, 57 anos, que há 51 é dependente do cigarro, relata que o grupo a ajudou muito para resistir na abstinência do vício e as profissionais realizam um trabalho que supre as necessidades do paciente.

“Eu já sofri muito por causa desse mal, passei vergonha em público, fiquei internada entre outras coisas que nem quero me lembrar. Até que no dia 16 de novembro do ano passado eu consegui largar o cigarro. Foi muito difícil, sentia muita sede e tive até alucinações. Um mês depois de muita luta sozinha, fiquei sabendo desse grupo e vim procurar ajuda. Aqui junto com as profissionais e os outros colegas que compartilham suas experiências encontrei colaboração e motivação para continuar nessa caminhada”, relata.

Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, esse tratamento é uma conquista do SUS de Aracaju que visa levar mais qualidade de vida, colaborando para o cidadão que deseja deixar o vicio. “É fundamental não abandonar o tratamento e pedir ajuda sempre quando a pessoa sentir necessidade. Nosso tratamento está estruturado na base comportamental e também na medicação para controlar o consumo de nicotina, por meio de uma parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, explica.

Centro de Tratamento

O Centro de Tratamento para Fumantes de Aracaju acontece no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado na rua Maria Nazaré, conjunto Augusto Franco. Todo o fumante que desejar procurar tratamento para deixar o vício precisa se dirigir até a Unidade para fazer o cadastramento, levando o cartão SUS, identidade e xerox do comprovante de residência. Em seguida, é realizada uma avaliação clínica e consequentemente é marcado um acolhimento com alguma das facilitadoras das sessões. Maiores informações por meio dos telefones (79) 3179-3004 ou (79) 3248-3184.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais