Semana Nacional da Luta Antimanicomial começa dia 14

(Foto: Ascom SMS)

Para debater sobre a loucura, desmitificá-la enquanto algo incapacitante e divulgar os serviços em saúde mental, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) celebra, entre os dias 18 e 24 de maio, a Semana Nacional da Luta Antimanicomial. A semana é organizada em todo o Brasil e o Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio.

Em Aracaju, a secretária Municipal da Saúde, Stella Maris Moreira afirma que durante as ações alusivas à luta antimanicomial, a PMA vai reunir profissionais, usuários com transtorno mental e seus familiares. Ela também afirma, que a semana comemorativa tem a missão de dar maior visibilidade ao modelo de assistência em saúde mental implementado em Aracaju. O evento é organizado pela Rede de Atenção Psicossocial (REAPS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Os aracajuanos devem se orgulhar. Nos últimos anos, depois da conformação da Rede de Atenção Psicossocial, a Prefeitura de Aracaju não apenas manteve os serviços bem como ampliou o número dos Centros de Atenção Psicossocial  (CAPS), ampliou o número de capacitações e de concursos público para contratação de profissionais. Ainda para reforçar essa política pública, o prefeito Edvaldo Nogueira, em 2011, contratou 14 agentes para atuar diretamente na Estratégia da Política Municipal de Redução de Danos. Não temos dúvida, essas políticas sustentaram os equipamentos e consolidaram a REAPS. A nossa capital se mantém  como modelo e referência em Saúde Mental para as outras regiões do país”, conta Stella Maris.

Segundo a coordenadora da Reaps, Carina Cunha, “a semana e a o “D” da luta antimanicomial fazem parte do movimento transformador dos serviços psiquiátricos, que construiu a Reforma Psiquiátrica.

"Aracaju participou e participa desse movimento. Nossa cidade é referência nacional em saúde mental. Hoje nós temos cobertura total nos serviços e dispomos de todos os equipamentos necessários para dar assistência a essa população. Dos equipamentos, Aracaju tem os seis CAPS, quatro residências terapêuticas, a rede de Urgência Psiquiátrica que funciona no Hospital São José e ainda seis Unidades de Saúde com referência da REAPS”, divulga a coordenadora.

Confira a programação:

DIA 14/05 – Cortejo

Local: Praça General Valadão

14 h – Concentração seguida de cortejo pelo Calçadão da João Pessoa

            Bazar e apresentações artísticas (entre as  praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos)

DIA 17/05 – Oficinas

Local: Centro de Criatividades

9 h – Penteado Afro / Reciclagem / Sachês Perfumados

10:30 h – Chaveiros / Tiaras e Potes /  Feltro

12 h – Apresentações (poesias, músicas, etc)

14 h – Atividade Física / Patchwork / Artesanato Hippie / Cangas e Sabonetes

15:30 h – Customização de Caixas / Penteado Afro

DIA 18/05 – Seminário

Local: Centro de Criatividades

8 h – Mesa de abertura

Mesa: Saúde Mental e Arte na Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju

Apresentação de trabalhos científicos

14 h – Apresentações Artísticas:

Grupo da Melhor Idade

Vida de Arthur Bispo – CAPS Liberdade

Grupo Superação – CAPS Arthur

Fonte: Ascom SMS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais