Semana Santa: Hemose inicia campanha para estimular doação de sangue

(Foto: Hemose)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) inicia nesta terça-feira, 19, a campanha ‘Solidariedade que nos une. Doe sangue’. A iniciativa, que tem a finalidade de preparar os estoques para o período do feriadão da Semana Santa, contará com o apoio de grupos e instituições parceiras que se mobilizam para estimular o ato da doação de sangue.

Este ano, a campanha ressalta a importância da doação por meio da solidariedade, sentimento que une pessoas durante a prática de boas ações. De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, a campanha vem reforçar o convite para aumentar as doações de todos os grupos sanguíneos. “Nós tivemos recentemente a campanha do Carnaval, e por causa do intervalo entre as doações, onde o homem pode doar a cada 60 dias, e a mulher, a cada 90 dias, têm muitas pessoas que não poderão doar neste feriadão. Por isso, nosso trabalho está concentrado em incentivar novas adesões ao serviço”, explicou Rozeli.

Rede hospitalar

Durante a campanha, o hemocentro de Sergipe reforça ainda a importância de doar sangue com antecedência para atendimento seguro e com qualidade dos pacientes assistidos na rede hospitalar do estado. “Quando o paciente precisa de transfusão, o sangue que ele recebe já está no estoque há pelo menos dois dias. Por isso, é fundamental que a doação de sangue seja um ato realizado com frequência”, explica a gerente da Hemorrede, Mariamalia Newton Andrade.

Dados

Em 2023, a campanha de doação da Semana Santa registrou um saldo de 1.420 cadastros com um total de 1.083 doações de sangue efetivadas. Depois de coletado, o sangue passa por um processo de análises sorológicas, fracionamento dos hemocomponentes e classificação ABO e Rh positivo e negativo. Somente após esses procedimentos, a bolsa de sangue pode ser liberada para os hospitais.

Orientações

Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial, original com foto.

Mais informações e agendamentos, através dos telefones: (79) 3225-8039, 3259-3174 e 99117-0102.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais