Sergipe avança no processo de implantação do Conecta SUS

O Conecta SUS funciona como um espaço para monitorar, em tempo real, as informações em saúde dos 246 municípios do Estado de Goiás (Foto: SES)

Uma equipe de diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) visitou esta semana o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann, o Conecta SUS, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Inaugurado em 2014, o centro tem a missão de integrar os diferentes níveis técnicos e gerenciais da gestão, viabilizando a troca de informações, o planejamento, monitoramento, avaliação e o desencadear de operações em saúde.

Durante os dois dias, técnicos e gestores participaram de reuniões com a equipe de gestão do Conecta SUS, em Goiânia, dando sequência aos eventos estabelecidos no Termo de Cooperação Técnica firmado entre as duas secretarias, com vistas a trazer a Sergipe o Conecta Sus. “Os técnicos estão sendo capacitados para iniciar os trabalhos preparatórios para a execução do programa”, disse o diretor Operacional da SES, Marcus Chou.

O secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, destacou a importância da tecnologia para aprimorar as ações e estratégias da gestão. “O uso de indicadores com o mapeamento e levantamento de dados permite que a gestão conheça suas populações e suas necessidades, podendo promover políticas públicas e monitoramento adequado nas ações e estratégias desenvolvidas pela gestão”, afirmou.

Esse é o segundo encontro entre as equipes de Goiás e de Sergipe. Em setembro, o gerente do Conecta SUS, Jean Pierre, veio à SES para iniciar o processo de implantação da plataforma e no próximo mês estará de volta para acompanhar o processo inicial de instalação da nova metodologia de trabalho.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da SES, Cláudio Luiz da Silva, o gerente Jean Pierre apresentou aos visitantes as instalações e programas usados no centro. “Todos os sistemas, painéis de informação e cubos de análises de dados foram desenvolvidos pela equipe do Conecta SUS, o que representa uma economia de recursos públicos”, explicou Jean Pierre.

Conecta SUS

O Conecta SUS funciona como um espaço para monitorar, em tempo real, as informações em saúde dos 246 municípios do Estado de Goiás. Isso possibilita que técnicos desenvolvam ações, projetos e políticas de saúde para enfrentar os problemas que surgem no Estado, dando aos gestores a oportunidade de tomarem decisões cada vez mais rápidas e assertivas.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais