Sergipe confirma primeiro caso de sarampo

Unidades de Saúde abrem neste sábado para vacinar contra sarampo e poliomielite (Foto: SMS)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), através da Vigilância Epidemiológica, confirma o primeiro caso de sarampo deste ano em Aracaju. Um adolescente de 15 anos apresentou os sintomas e após o primeiro exame (sorologia), a doença foi confirmada nesta sexta-feira, 17.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Mércia Feitosa, o rapaz chegou na última semana de Manaus, local onde ocorre um surto da doença e onde ele deve tê-la contraído. O material será encaminhado para o laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro para novo exame com outra metodologia, mas o rapaz está em tratamento.

Mércia informa ainda que nesta mesma manhã ocorreu uma reunião na Secretaria de Saúde e já foram adotadas todas as medidas preventivas para que a doença não se espalhe. “Primeiramente, faremos o bloqueio vacinal de todas as pessoas que tiveram contato com o adolescente nos últimos dias, seja família, amigos e colegas na escola. Também já foi emitido um Alerta Epidemiológico de Citologia Compatível visualizando maior critério para notificação nos hospitais e nas unidades de atendimento”, diz.

Ela acrescenta também que os principais sintomas são parecidos com outras doenças, mas isso deve ser verificado por um médico. “Febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas são os sintomas mais comuns”, enumera.

A população pode ajudar a não proliferar a doença participando ativamente das campanhas de vacinação. “Os pais precisam vacinar suas crianças, e amanhã os postos estarão abertos. E os adultos que estão na faixa etária de tomar a vacina devem ir ao posto com seu cartão de vacinação para averiguar a necessidade de tomar a vacina”, completa.

por Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais