Sergipe recebe 56 mil doses da vacina contra Influenza

Vacinação contra a Gripe (Foto: Sérgio Silva / PMA)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa de Imunização, começou a distribuir nesta segunda-feira, 30, 56 mil doses da vacina contra a gripe Influenza para todos os municípios sergipanos. A campanha de vacinação começou na última segunda, 23 de março, e segue até 22 de maio, com várias etapas e público-alvo diferenciados.

Segundo a SES, essa é a terceira cota de vacina encaminhada para o estado de Sergipe pelo Ministério da Saúde com o intuito de vacinar o público-alvo da campanha: idosos e profissionais de saúde.  A meta da campanha é imunizar pelo menos 576.900 pessoas, que corresponde a 90% do total a ser vacinado, que é de 641 mil, conforme informou a gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.

Teles afirma ainda que até esta última sexta-feira, 27, havia sido vacinadas 145 mil pessoas do público-alvo desta etapa. “Nossa expectativa é que o Estado de Sergipe alcance a meta de cobertura vacinal e para isso pedimos às famílias que fiquem atentos aos períodos de vacina correspondente aos grupos e levem seus idosos e suas crianças para serem imunizados. Assim estaremos protegendo aqueles de amamos”, considerou a gerente.

Ainda de acordo com a SES, Idosos e trabalhadores da saúde serão vacinados até 15 de abril e já no dia 16 começa a segunda etapa da campanha, com a imunização de professores, profissionais das forças de segurança e salvação, além de portadores de doenças crônicas. “A terceira etapa tem início em nove de maio, exatamente no Dia ‘D’ de Vacinação, é destinada a crianças com idade entre seis meses e menos de seis anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos em cumprimento de medidas sócio-educativas, bem como internos e trabalhadores do sistema prisional, adultos entre 55 e 59 anos e população indígena”, destaca a Secretaria.

SMS

Em Aracaju, a grande adesão da campanha também é destaque. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade espera receber 15 mil doses da vacina. “Felizmente muitas pessoas estão tendo esse cuidado de se vacinar”, afirma a SMS. Ainda segundo a pasta, a procura pela vacina foi tanta que algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital ficaram sem a vacina. “Mas reiteramos que uma nova cota de doses já está prevista para se distribuída nos postos de saúde a partir de amanhã, 31”, destaca.

A SMS também informa que cerca de 70% dos idosos residentes na capital sergipana já estão imunizados contra a gripe. De acordo com informações da Coordenadoria de Imunização da Prefeitura de Aracaju, 37.391 idosos já receberam a vacina, de um universo de 53 mil previstos pela pasta.

por João Paulo Schneider 

Com informações da SES e SMS

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais