Sergipe registra segundo caso suspeito de Coronavírus

Segundo caso notificado pelo município de Aracaju  (Foto: Freepik)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou nesta quinta-feira, 4, que teve conhecimento de um segundo caso suspeito de Coronavírus na capital.

Trata-se de uma jovem do sexo feminino, 28 anos, que retornou de viagem pela Europa na última segunda-feira, 2. Durante a viagem, ela passou por Amsterdã, Londres, Paris, fazendo uma longa conexão em Roma. Ao chegar de viagem, procurou atendimento médico em hospital particular da capital por apresentar alguns sintomas de diarreia, tosse e coriza, sem febre. Após avaliação da Vigilância Epidemiológica da SMS, foi detectado que o quadro clínico não se configurava como caso suspeito.

Com a estabilidade do quadro, e mesmo sem a suspeita de Coronavírus, por cautela, a paciente foi encaminhada para isolamento domiciliar e desde então vem sendo monitorada pela Secretaria Municipal da Saúde.

Já nesta quarta-feira, 4, durante o monitoramento do caso através de contato telefônico, a paciente informou que apresentou febre, com persistência dos demais sintomas de tosse, dor no corpo, cefaléia, diarreia e, às vezes, dificuldade para respirar. Diante da mudança do quadro clínico, a SMS notificou o caso ao Estado e deu novas orientações à paciente.

Ela foi orientada a retornar à unidade hospitalar para reavaliação médica. Lá a coleta da amostra já foi realizada e está em análise junto ao Laboratório Central (LACEN), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estadual também já foi notificado, assim como o Ministério da Saúde.

Primeiro Caso

No dia 27 de fevereiro o município foi notificado do primeiro caso suspeito e procedeu com todos os protocolos e medidas que regem o Plano de Contingência. Uma paciente de 37 anos, proveniente da Itália, ela segue em isolamento domiciliar e seus familiares em monitoramento pela SMS. O resultado da coleta da amostra ainda não foi liberado pelo Ministério da Saúde.

Aqui em Aracaju, a notificação sobre a chegada de pessoas que estiveram em locais de transmissão do vírus e que apresentam sintomas pode ser feita através da Vigilância Epidemiológica da SMS, que irá monitorar e orientar essas pessoas sobre como proceder. É possível entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde através dos telefones 3711-5062/5048 ou ainda através do 9 8107-5020.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais