Serviço odontológico pediátrico pode ser agendado diretamente nas UBS

0
Agendamento para o serviço odontológico pediátrico é feito diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (Foto: SMS)

Além do atendimento eletivo de odontologia, nas Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Aracaju também já retomou o atendimento a pacientes com lesões de boca suspeitas e o serviço especializado de odontologia pediátrica e para pacientes com deficiência. O acolhimento desses pacientes está sendo realizado no consultório montado no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (CEMCA), após agendamento prévio realizado na UBS de referência do usuário.

“Como se trata de um serviço especializado, ele precisa ser referenciado pelo dentista da Unidade Básica de Saúde onde o usuário foi atendido previamente. E para otimizar esse encaminhamento, o agendamento da consulta especializada está sendo feito diretamente na unidade onde o usuário recebeu o primeiro atendimento”, explicou a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Fernanda Cabral.

Fernanda salientou ainda que os pacientes já agendados estão sendo atendidos de acordo com a lista de espera, e como as consultas estão sendo realizadas no prédio do CEMCA, os pacientes com deficiência devem ter idade máxima de 18 anos incompletos. “Visto que no início da pandemia os atendimentos estiveram suspensos temporariamente, os pacientes que já estavam com consulta agendada estão sendo atendidos nessa primeira fase da retomada dos serviços. No momento o atendimento especializado está limitado à odontologia pediátrica e para usuários com deficiência menores de idade”, disse.

Assim como nos demais serviços, é essencial que o paciente mantenha seu cadastro atualizado junto à Unidade Básica de Saúde, pois esse é o principal canal entre o SUS Aracaju e o usuário. Por meio do contato telefônico as equipes conseguem fazer a busca ativa dos pacientes, bem como confirmar os agendamentos das consultas.

 0800 e Urgência Odontológica

Para os atendimentos odontológicos eletivos, o usuário pode agendar presencialmente na UBS, ou também pode entrar em contato por telefone, com a central de atendimento pelo 0800 729 3534, digitando a opção 5. O serviço funciona de segunda a quinta-feira de 8h as 12h e de 13h as 16h. Já às sextas-feiras, o agendamento é das 8h às 12h. A ligação será direcionada para as técnicas do Programa Saúde Bucal, as quais agendarão as consultas nas Unidades Básicas de Saúde.

Os usuários que necessitarem de atendimento de urgência têm acesso ao serviço na urgência odontológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco.

Durante a semana, a urgência funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h. Aos sábados, domingos e feriados, o serviço está ativo durante 24h.

Fonte: SMS

Comentários